A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou, nesta sexta-feira (02), a abertura de 100 novas vagas para o Programa de Intercâmbio. São bolsas de estudo para os países: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile.
O objetivo do intercâmbio é oportunizar aos estudantes a realização dos estudos em outro país vivenciando outra cultura, a fim de expandir sua visão de mundo e desenvolver a fluência na língua inglesa ou língua espanhola aperfeiçoando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio da exposição direta à língua.
Poderão participar do processo seletivo, exclusivamente, os estudantes dos polos do “Centro Estadual de Idiomas” e dos polos da “Parceria com Conselho Britânico” matriculados ou concluintes do ensino médio regular, na rede pública estadual de ensino, que tenham boas notas e assiduidade.
O edital com todas as informações sobre o processo seletivo será publicado no Diário Oficial da segunda-feira (05) e também estará disponível no site da Sedu.
Seleção
O processo seletivo será constituído de quatro etapas distintas e de caráter eliminatório. Na primeira etapa, a Sedu divulgará, na terça-feira (06), a listagem dos estudantes aptos para concorrem a uma vaga, pois para participar da seleção os alunos precisam ter alcançado o rendimento mínimo de 95% no desempenho acadêmico.
A partir da lista, as inscrições serão abertas de 12 a 14 de setembro. Após as inscrições, a segunda etapa será uma prova escrita constituída em três partes: prova de múltipla escolha em Língua Inglesa ou Espanhola; produção de texto em Língua Inglesa ou Espanhola e produção de texto em Língua Portuguesa.
A terceira etapa é uma reunião informativa para a assinatura do termo de compromisso e autorização, pelos pais ou responsáveis e estudante, assumindo o compromisso de participar do programa. Já a quarta e última etapa é a carta de recomendação e entrevista oral com os estudantes, com o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na língua estrangeira sobre temas do cotidiano do estudante, conforme o curso frequentado.
O resultado final do processo seletivo, que está previsto para o dia 15 de dezembro, considerará a somatória da segunda e quarta etapa e a avaliação do perfil do estudante. Serão contemplados com as bolsas de estudos, os alunos que, no seu município, tiverem a melhor classificação, de acordo com o número de bolsas disponíveis e categorias determinadas pelo edital.