Geral

Sedu vai divulgar nomes dos estudantes selecionados para fazer intercâmbio

Para os finalistas que concorrem pelo CEI de Cachoeiro de Itapemirim, o anúncio será na quinta-feira (28), às 15 horas, no auditório do CEI Átila de Almeida Miranda

Os alunos já estão se preparando para viajar Foto: Divulgação

Chegou a hora de conhecer os 100 estudantes selecionados pelo Programa Intercâmbio Sedu 2015. Nesta quarta (27), quinta (28) e sexta-feira (29) os alunos finalistas dos Centros de Idiomas (CEI) estão convocados para o anúncio e o sorteio dos países para onde vão: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, África do Sul e Argentina, para aprimoramento de conhecimento na Língua Inglesa ou Espanhola.

O anúncio será feito nesta quarta-feira (27) para os candidatos finalistas que concorrem pelos CEIs da Grande Vitória – Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha. O evento será no auditório do Centro Estadual de Ensino Técnico (CEET) Vasco Coutinho, às 15 horas.

Para os finalistas que concorrem pelo CEI de Cachoeiro de Itapemirim, o anúncio será na quinta-feira (28), 15 horas, no auditório do CEI Átila de Almeida Miranda. Já para os estudantes do CEI de Colatina, o resultado será divulgado na sexta-feira (29), na Escola Estadual Conde de Linhares, também às 15 horas.

No Programa Intercâmbio Sedu 2015 foram ofertadas 100 bolsas, sendo 20 na modalidade High School, 72 na modalidade Curso Intensivo de Inglês e 08 na modalidade Curso Intensivo de Espanhol, todas destinadas ao aprimoramento do conhecimento de línguas estrangeiras.

Seleção

A seleção foi composta de quatro etapas distintas e de caráter eliminatório, envolvendo também prova oral e escrita. Para concorrer a uma das vagas, os estudantes precisam ter média mínima de 95% de rendimento e frequência de, no mínimo, 98% no curso de idioma, sendo também necessário que o estudante seja aprovado no ensino médio nos anos de 2014 e 2015 para ganhar a bolsa. No total, 842 candidatos se inscreveram para a seleção deste ano.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.
Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos alunos do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Serviço

Estudantes do CEI Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória
Data: 27/05 (quarta-feira)
Horário: 15 horas
Local: auditório do CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha.

Estudantes do CEI Cachoeiro
Data: 28/05 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: CEI Átila de Almeida Miranda, em Cachoeiro de Itapemirim.

Estudantes do CEI Colatina
Data: 29/05 (sexta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Escola Estadual Conde de Linhares, em Colatina.

Informações Adicionais:
(27) 3636-7874

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7707 / 99703-7815
[email protected] / [email protected]