Geral

#SegundaSemCarne: nutricionista capixaba esclarece dúvidas sobre dieta

A campanha quer conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre a sociedade e meio ambiente

Segunda Sem Carne! Campanha incentiva a repensar sobre consumo exagerado de carne Foto: Divulgação

Já ouviu falar na #SegundaSemCarne? A campanha, divulgada no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), existe em mais de 35 países com o mesmo objetivo: repensar no consumo exagerado de carne e incentivar uma mudança de hábitos. 

Quem nunca pensou em mudar de vida ou rotina na segunda-feira? Quem também nunca prometeu iniciar uma dieta ou se matricular na academia neste mesmo dia? Aproveitando que a segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia da mudança, a campanha lançou o desafio #SegundaSemCarne. E no Espírito Santo, o desafio inclui as hastags: ‪#‎MeioAmbienteES‬#SegundaSemCarne ‪#‎MeatFreeMonday.

A campanha quer conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre a sociedade e meio ambiente. O convite é simples: tirar a carne pelo menos uma vez na semana e experimentar novos sabores.

Pensando nisso, o jornal online Folha Vitória ouviu a nutricionista Bianca Cangini para saber quais cuidados precisam ser tomados antes de eliminar produtos de origem animal da alimentação

“Uma vez na semana é possível cortar a carne, mas a pessoa tem que colocar outra proteína, como cogumelo (100g) e quinoa, por exemplo. A soja pode ser colocada na alimentação, mas ela não é muito recomendada e precisa de uma atenção maior porque ela contém um hormônio semelhante ao estrogênio e por conta disso, não pode ser ingerida em excesso. A carne bovina tem alto índice de ferro e a pessoa tem que ficar atenta a isso, incluindo na alimentação agrião, beterraba crua, espinafre, feijão preto. Seria interessante associar com vitamina c, como frutas cítricas, para melhorar absorção”, explica.

A nutricionista alerta que é fundamental procurar um especialista para mudar hábitos alimentares e não prejudicar a absorção de nutrientes, proteínas e vitaminas. “O ideal é procurar um nutricionista para ver a questão de dosagem e passar um dieta específica. Não pode parar por conta própria. O acompanhamento é sempre uma boa pedida”.

Famosos

Vários famosos abraçaram a campanha, dentre eles estão: Luisa Mell, Ellen Jabour, Marisa Monte, Gilberto Gil, Cleo Pires, Zelia Duncan, Diogo Vilela, Supla, Bela Gil, Yasmin Brunet, entre outros.

Curiosidades

Existente em 35 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.

Um dos desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana. Desde 2011, os alunos da rede pública do município de São Paulo têm acesso à refeições 100% livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo.

A fim de facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece aqui receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante.

Texto de curiosidades retirado do site oficial da campanha