Geral

Segundo projeção matemática, número de mortes no ES deve chegar a 600 até o final do mês, diz subsecretário

De acordo com Luiz Carlos Reblin, o Estado deve ver o número de óbitos dobrar em pouco mais de dez dias; a curva de casos continua em ascensão e autoridades em saúde reforçam os pedidos para o isolamento

Foto: pexels

Em entrevista na Rádio Jovem Pan News na manhã desta terça-feira (19), o subsecretário de vigilância em saúde Luiz Carlos Reblin afirmou que até o final de maio, pouco mais de dez dias, é possível que o Espírito Santo contabilize cerca 600 mortos em decorrência do coronavírus. 

O número representa o dobro de óbitos do que já foi registrado até ontem, no Painel Covid-19, que mostra 302 mortes. A projeção é baseada em cálculos matemáticos de diversas instituições capixabas e de fora do Estado.

“Nossa situação é bastante importante nesse momento. Nós ainda estamos numa elevação da nossa curva. A gente não chegou no topo da curva. O topo significa que nós vamos ter muitos casos e talvez ela se permaneça num período entre duas a seis semanas neste topo, só depois que houver o distanciamento entre nós ela poderá decrescer. As estimativas de casos e óbitos são feitas a partir de projeções de instituições nacionais, que nos ajudam na compreensão e também de projeções locais. As projeções locais, infelizmente, apontam para uma possibilidade para até o final de maio nós atingirmos muito próximo de 600 óbitos”, afirmou Reblin.

Confira a entrevista completa:

Inquérito Sorológico

Em entrevista coletiva, via internet, na tarde de ontem [segunda-feira – 18], o Secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, detalhou os resultados da primeira fase do Inquérito Sorológico, realizado com o objetivo de mapear o percentual de pessoas que já tiveram contato com o coronavírus no Estado.

De acordo com o secretário e conforme já havia adiantado o governador Renato Casagrande, mais cedo, nas redes sociais, um total de 84.391 pessoas já foram contaminadas com a covid-19 no Espírito Santo. O número corresponde a 2,1% da população capixaba.

Deste total, cerca de 12.603 a 19.696 pessoas (quase 20% do total) não apresentaram sintomas da covid-19, ou seja, foram contaminados, mas estavam assintomáticas. 

O secretário reforçou a importância do respeito às medidas de distanciamento. “O distanciamento social é uma questão de cada um. As medidas de distanciamento social permitem salvar vidas. Para romper a cadeia de transmissão, apoie o isolamento social”, afirmou Nésio.

O subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin, disse que “quase 4 milhões de capixabas ainda podem ter contato com a doença”, por isso a importância de se respeitar o isolamento.

Leia mais: 

Inquérito sorológico no ES revela que parte significativa dos pacientes teve contato com o coronavírus e não apresentou sintomas