Geral

Seis animais vítimas de maus-tratos são resgatados em Vila Velha

Na ocasião do resgate, nesta quinta-feira (26), foi também apreendida uma carroça irregular

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vila Velha

Seis animais em situação de maus tratos foram resgatados e uma carroça apreendida na tarde desta quinta-feira (26) nos bairros de Morada da Barra e Riviera da Barra, Região 5. 

A apreensão faz parte da Operação Cavalo de Tróia criada pela Prefeitura de Vila Velha e as secretarias de Meio Ambiente e Guarda Municipal.

Os animais viviam em condições degradantes, com intensa exposição solar e sem água. Um dos cavalos encontrados estava amarrado a um poste, também sem água e visivelmente cansado. Todos eles foram transportados para uma Clínica Veterinária focada em animais de grande porte. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram

A carroça apreendida foi levada para o pátio do Detran-ES por ser um veículo irregular e proibido no Estado. Além disso, uma autuação da Fiscalização de Meio Ambiente foi emitida pela utilização de veículo de tração animal. 

A ação foi pensada com o propósito de resgatar animais em situação de maus-tratos e assegurar o cumprimento de legislações ambientais federais, estaduais e municipais. A partir da operação, as autoridades esperam diminuir os efeitos causados pela circulação de animais em vias públicas. 

“Trabalhamos com a aplicação da lei e a conscientização dos donos desses animais, para que os mantenham em locais adequados, garantindo a segurança dos mesmos e da população”, explica o coordenador de Bem Estar Animal, Celso Christo.

Caso presencie alguma situação de maus tratos a animais, a população deve entrar em contato pela Ouvidora, no número 162, ou acionar a Guarda Municipal. Animais soltos em vias públicas também devem ser denunciados. Também é possível retirar dúvidas por meio do endereço de e-mail [email protected].

Animais resgatados vão para clínica especializada 

Os animais resgatados serão levados para a clínica veterinária especializada contratada, de acordo com o tamanho, que irá disponibilizar o tratamento e cuidados adequados até a recuperação do animal.

Bois, cavalos e animais maiores serão cuidados por uma equipe especializada e transportados por um caminhão adaptado para o porte.

Caso queira recuperar o animal resgatado pela Operação, o tutor deve ir até a Prefeitura para solicitar a posse de volta, acompanhado de documentos originais e cópias com foto e comprovante de residência. No entanto, a recuperação não pode ser feita caso o animal tenha sido apreendido por maus tratos ou risco de acidente automobilístico. 

Após a solicitação, os tutores apenas terão a posse dos animais depois dos pagamentos da multa gerada pela fiscalização e dos custos de todas as despesas, além de assinatura de um termo de compromisso. Caso não sejam retirados no prazo de 7 dias, os animais podem ser doados pela empresa responsável pelo resgate.