
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em mais de 1.400 cidades brasileiras apontou as regiões que devem ficar atentos quanto à infestação do mosquito Aedes aegypti. Entre os 553 municípios brasileiros que estão em estado de alerta seis são capixabas: Cariacica, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
É considerado estado de alerta quando o índice de imóveis pesquisados que têm larvas do mosquito está entre 1% e 3,9%. Outras sete cidades do Estado que foram pesquisadas estão em condições satisfatórias, ou seja, com menos de 1% de índice. Dentre os municípios do Estado, o de maior incidência de focos é Cariacica, com 2,7% dos imóveis com lavas de Aedes egypti.
O Liraa
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) foi realizado em outubro deste ano e apontou que 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue. A pesquisa identifica os locais onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença.
Elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, o Liraa foi realizado em 1.463 cidades. A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.