A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) está promovendo uma capacitação para mais de 100 voluntários religiosos atuarem em unidades prisionais do Estado. O treinamento conta com a coordenação da Assessoria de Assistência Religiosa (ASRE) e do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter).
O tema central do treinamento é “Capacitação de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade”, a primeira ação deste ano foi realizada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Três Barras, em Linhares, e reuniu voluntários de diversos segmentos religiosos. O encontro ocorreu no último sábado (06).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O objetivo é apresentar a metodologia e a fundamentação legal da atividade no sistema prisional. Além da metodologia apresentada para a capacitação religiosa nas unidades, o encontro abordou os temas “Segurança Dinâmica”, “Diálogo Inter-religioso, diversidade religiosa, tolerância e respeito”.
A coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, explicou que além de estar prevista na Lei de Execução Penal (LEP), a assistência religiosa nos presídios é um instrumento fundamental para a ressocialização.
“As capacitações são realizadas anualmente e têm a finalidade de instruir os voluntários religiosos para a atuação no sistema prisional. Atualmente, temos 2.712 denominações religiosas atuando com a Sejus. Para que essa assistência cumpra o seu objetivo, precisamos considerar como é o funcionamento das unidades, as regras de procedimentos que são ligadas à segurança para equilibrar a atividade religiosa nesse contexto”, explica Maria Jovelina Debona.
“Além disso, precisamos garantir que essa oferta seja realizada com respeito às diversas crenças e à diversidade religiosa. É um trabalho que proporciona diversos ganhos no processo de reintegração social da pessoa presa”, completou a coordenadora do Ginter.
O encontro contou com a apresentação da peça teatral “Amarras”, da Penitenciária Regional de Linhares (PRL). No Espírito Santo, a Portaria nº 1.135-R disciplina a assistência espiritual ofertada nas unidades prisionais do Estado.
O Ginter é composto por assessores teológicos que contribuem de forma voluntária com a Sejus para a assistência religiosa no sistema prisional.
LEIA TAMBÉM: Instituto emite alerta de chuva para 37 cidades do ES
Para participar da oferta de assistência religiosa no sistema prisional capixaba, basta entrar em contato com a Assessoria de Assistência Religiosa da Secretaria da Justiça por meio do telefone (27) 3636-5832 e pelo endereço de e-mail: [email protected].