O Contorno do Mestre Álvaro, que liga os municípios de Serra e Cariacica, foi inaugurado na última sexta-feira (15). A proposta da via é facilitar o tráfego de caminhões e veículos pesados pelo local e desafogar o trânsito na região, mas isso não significa que ônibus do sistema Transcol passarão a circular pelo local, pelo menos, não imediatamente.
Isso porque boa parte do entorno da rodovia não é habitada, não havendo demanda suficiente que justifique a implantação de linhas do Transcol na região, ao menos por enquanto.
Segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), o tráfego de ônibus segue normalizado na BR-101, mas ainda não há estudo para a implantação de linhas no Contorno do Mestre Álvaro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A questão se torna relevante na Serra após o anúncio de que os quilômetros 249 a 279 da BR-101 no município serão municipalizadas e se tornarão a Avenida Mestre Álvaro. A nova via deve cortar mais de 30 bairros da Serra, de acordo com o prefeito Sergio Vidigal (PDT).
Segundo a Ceturb, caso haja necessidade de uma linha que passe pelo Contorno, por conta de um eventual aumento populacional na área, a companhia poderá analisar a possibilidade. Veja o posicionamento na íntegra.
“A Ceturb-ES informa que a operação do sistema Transcol, na BR-101, na Serra, continua a ser feita normalmente. Ainda não há estudo para implantação de linhas no Contorno do Mestre Álvaro, mas caso haja necessidade, por conta de adensamentos na região, a Companhia poderá analisar a possibilidade.”
A Prefeitura da Serra foi procurada para comentar a situação, mas informou que o tráfego e as linhas de ônibus são de responsabilidade integral da Ceturb.
Leia Também: Fim do pedágio a partir desta sexta: cancelas levantadas e tapumes na 3ª Ponte e Rodovia do Sol