Geral

Sem boleto: licenciamento, IPVA e outras contas do Detran já podem ser pagos via Pix

Com isso, é possível, por exemplo, que veículos com Licenciamento atrasado flagrados em blitz de trânsito possam regularizar o pagamento imediatamente

Foto: Pedro Dutra / Governo do Estado
Motoristas com veículos com Licenciamento atrasado flagrados em blitz de trânsito vão poder fazer o pagamento imediatamente

Os pagamentos sobre cobranças em relação a veículos feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) agora podem, também, serem realizados via Pix.

A medida, que inclui IPVA, licenciamento, emplacamento e outros pagamentos, foi disponibilizada a partir desta quarta-feira (17). Com a nova modalidade, o valor por ser pago 24h por dia em qualquer instituição bancária. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o Detran, a novidade possibilita que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) esteja disponível em até cinco minutos pelo site do órgão e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).  

Com isso, é possível, por exemplo, que veículos com Licenciamento atrasado flagrados nas fiscalizações de trânsito possam regularizar sua situação imediatamente, evitando que o veículo seja removido para o pátio, mas mantendo a multa prevista para a infração por Licenciamento vencido.

Em 2023, cerca de 60% dos veículos que o Detran-ES removeu para os pátios em fiscalizações de trânsito foram devido ao Licenciamento vencido. 

Além da vantagem da agilidade na regularização do Licenciamento, o pagamento via Pix também vai possibilitar um andamento mais rápido dos processos de veículos, como emplacamento, transferências, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Tempo vai mudar no ES e final de semana será de temporal; veja previsão

Segundo o diretor geral do Detran, Givaldo VIeira, a nova modalidade de pagamento vai ajudar o cidadão a ter o veículo em dia de forma imediata.

“Com essa opção, o Detran dá ao proprietário a possibilidade de regularizar o seu veículo instantaneamente a qualquer hora do dia, caso seja flagrado em uma blitz com o licenciamento atrasado, por exemplo. Isso não exclui a multa, mas evita que o veículo seja removido para o pátio e as cobranças das taxas de remoção e estadia”, informou Vieira.

Em breve, segundo ele, o Detran-ES também terá a facilidade de pagamento via Pix para as taxas dos serviços de Habilitação.

IPVA e Licenciamento já estão disponíveis 

Os calendários de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento Anual do exercício de 2024 para os veículos registrados no Espírito Santo já estão disponíveis no site do Detran-ES e podem também ser pagos via Pix. Clique aqui para acessar.

Passo a passo para pagamento via Pix

– Acesse o site oficial do Detran-ES, detran.es.gov.br;
– Entre no serviço ‘Consulta de Veículos’ ou nos ícones de emissão de boleto disponíveis na área de ‘Veículos’;
– Informe a placa e o Renavam do veículo;
– Selecione os débitos que deseja pagar;
– O DUA virá com as opções de pagamento via Pix e código de barras, e possibilidade de gerar o PDF do boleto;
– Para pagar via Pix, utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”;
– Para pagar com o código de barras, faça a leitura do código de barras ou clique em “Copiar” para fazer o pagamento com o código numérico nas agências bancárias indicadas no DUA e lotéricas, exclusivamente nos canais de recebimento por eles disponibilizados;
– Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado ao ‘Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.’;
– Após o pagamento, será exibida a mensagem de confirmação.

Detran-ES alerta para não cair em golpes

O órgão alerta aos proprietários de veículos que, assim como os boletos, o QR Code para o pagamento deve ser emitido diretamente no site www.detran.es.gov.br

O destinatário que aparecerá na transação é “Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.”. Caso apareça um destinatário diferente no QR Code lido, o cidadão não deve fazer o Pix, já que o pagamento não constará no sistema.

O órgão destaca que não envia o boleto para o endereço do proprietário do veículo, nem cobrança por e-mail, mensagem de texto para o celular ou Whatsapp.

LEIA TAMBÉM: Vila Velha: novo Parque da Prainha será inaugurado em março