Geral

Sem Chuva, volume do sistema Cantareira cai

O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera conta duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado

No terceiro conceito, o manancial opera com 15,3% da capacidade Foto: R7

São Paulo – Sem chuva, o nível do sistema Cantareira, que abastece cerca de 5,4 milhões de pessoas na Grande São Paulo e na capital, caiu. O manancial opera, neste sábado, com 19,7% de sua capacidade, 0,1 ponto porcentual a menos do que na sexta.

É o que revelam os dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A pluviometria acumulada no mês no Cantareira é de 35,5 mm, sob uma média histórica para maio de 78,2 mm.

O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera conta duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado. Já de acordo com o segundo o cálculo negativo do sistema, o Cantareira permanece em -9,5%.

No terceiro conceito, o manancial opera com 15,3% da capacidade, mesmo índice do dia anterior. Esse cálculo divide o volume armazenado no Cantareira pelo volume total (volume útil mais duas cotas de volume morto).

Outros mananciais

Três reservatórios permaneceram com o mesmo volume de sexta feira: Alto Tietê (23,3%), Guarapiranga (82,7%) e Alto Cotia (68,4%). O cálculo do volume de água represada do Alto Tietê considera uma cota de volume morto, com 39,4 bilhões de litros de água. Apenas um manancial teve queda – Rio Grande caiu 0,2 pontos porcentuais e agora está em 96,6%. Rio Claro teve aumento de 0,1 e agora opera com 55,9% de sua capacidade.