O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, desembargador Annibal de Rezende Lima, autorizou a suspensão do expediente nos fóruns da Grande Vitória, na manhã desta segunda-feira (6). De acordo com a informação passada pelo TJES, o motivo são os fatos relacionados à segurança pública.
Os fóruns que não vão funcionar nesta segunda-feira são os de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana. Ainda de acordo com o tribunal, com relação aos fóruns das demais comarcas, a providência ficará a cargo do respectivo diretor, considerando as circunstâncias locais.
A princípio, o expediente nas unidades do interior, que são Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e São Mateus, permanecem sem alteração. Além disso, o expediente continua mantido na sede do Tribunal de Justiça
O presidente do TJES anunciou ainda a suspensão de prazos em toda a região metropolitana. Mais cedo, diante da mobilização da Polícia Militar, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) havia solicitado ao Tribunal de Justiça capixaba a suspensão dos prazos e audiências.
O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) informou que o expediente também está suspenso na unidade da Capital. De acordo com o órgão, a decisão foi tomada como medida preventiva, até que a situação na área de segurança pública retorne à normalidade.
Todas as unidades, de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus, do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo também tiveram o expediente suspenso nesta segunda-feira. Segundo o órgão, a suspensão continuará enquanto perdurar a crise no sistema de segurança pública do Estado. O procurador-chefe, Estanislau Tallon Bozi, disse que está à disposição para colaborar nas negociações, em caso de necessidade.
A Justiça Federal do Estado foi outro órgão que suspendeu o expediente em todas as suas unidades. De acordo com eles, apenas as perícias agendadas para a sua sede, em Vitória, estão mantidas. Eles também solicitam que todos aguardem Ato do Tribunal Regional Federal da 2ª Região sobre a suspensão de prazos, e disseram que o plantão judiciário poderá ser consultado no site.
Por meio de nota, a Câmara Municipal de Vitória informou a suspensão do expediente desta segunda-feira (06), inclusive da programação do Curso Básico de Atividade Parlamentar.