Com previsão de ter as obras iniciadas no dia 15 de janeiro, o primeiro viaduto na Avenida Mário Gurgel, antigo trecho da BR-262 municipalizado por Cariacica, vai eliminar os semáforos existentes e terá ciclovia no canteiro central.
As informações são do secretário de Obras da cidade, Weverton Moraes, em entrevista ao Folha Vitória.
De acordo com ele, a nova obra de mobilidade deve melhorar o fluxo em mais de 70% na região.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“O viaduto ficará localizado no principal gargalo do trânsito, atualmente, em Cariacica: na entrada de Campo Grande e na entrada para o Estádio Kléber Andrade. Aquela região é um dos principais polos logísticos da cidade. Vamos diminuir os semáforos. Estimamos que mais de 70% será desafogado”, conta.
O viaduto terá extensão de 500 metros e contará com calçadas, ciclovia, canteiros, sinalização horizontal, vertical e semafórica, iluminação em LED, drenagem e recapeamento.
O orçamento para a obra é de R$ 48 milhões, com previsão de ser entregue em 18 meses. Além disso, a construção deve gerar de 200 a 300 vagas de emprego diretas e indiretas.
“Com a obra, estimamos que devem ser geradas de 200 a 300 vagas de emprego. Daremos preferência para trabalhadores residentes em Cariacica, mas quando abrir o edital, será para todos”, informa o secretário.
LEIA TAMBÉM: Miguel e Helena: veja os nomes de bebês mais registrados no ES em 2023
Vias principais ficarão interditadas durante as obras
Para a construção do viaduto, as vias principais da Avenida Mário Gurgel ficarão interditadas e os motoristas terão de usar as marginais.
Além disso, desvios serão feitos por dentro dos bairros vizinhos, como Campo Grande. Outra alternativa será utilizar a Rodovia Leste-Oeste.
“Será uma obra necessária para a mobilidade urbana do município, para o polo logístico e para a segurança da região”, afirma Weverton Moraes.
A passagem de nível será instalada no acesso ao bairro Campo Grande, entre a entrada do Estádio Kleber Andrade e a Faculdade Pio XII.
Haverá o retorno para que os motoristas entrem nos bairros de ambos os lados. Atualmente, há uma pista exclusiva de acesso aos bairros, mas os motoristas acabam “furando” a fila.
“O que acontece hoje é que muitos motoristas estão entrando de forma errada, ultrapassando onde não pode, furando a fila. Isso acontece por conta da quantidade de semáforos. Os motoristas querem mais agilidade e acabam sendo imprudentes. Com o viaduto, isso acaba”, conta.
LEIA MAIS: Casa destruída e ruas alagadas: temporal deixa estragos em Cariacica
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pela Prefeitura de Cariacica e pelo governo estadual no dia 1º de junho. O início da construção estava prevista para dezembro.
No entanto, a prefeitura do município decidiu adiar para janeiro, por conta dos eventos e movimentação maior na região durante as festividades de fim de ano.