
Todo o território do Espírito Santo já foi coberto pela Mata Atlântica. Hoje, restam apenas 10,5% de floresta nativa. Quando começamos a elencar as agressões à natureza, a lista parece infinita, e você pode se sentir impotente perante tanta destruição.
Mas, além de fiscalizar e cobrar as autoridades responsáveis pela preservação do meio ambiente, há outras atitudes simples, mas poderosas, que você pode tomar para contribuir com a proteção do planeta.
7 dicas de como cuidar do planeta
Adotar mudanças de hábitos, além de te deixar com a consciência tranquila, vai fazer a diferença para o meio ambiente a longo prazo, já que você cuidará do mundo para as próximas gerações.
Veja como você pode fazer a sua parte!
Economizar água em diferentes atividades
Há muitos jeitos de poupar água. Reduzir o tempo no banho e fechar a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes são os mais conhecidos.
Mas também existem outros meios muito eficientes. Reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar o chão e a varanda, por exemplo, é uma excelente escolha.
Checar torneiras pingando e consertar descargas desreguladas também são ações que vão salvar litros diários de água: o pinga-pinga de um registro, por exemplo, desperdiça em média 20 litros de água por minuto.
Praticar o consumo consciente
O consumismo causa danos graves ao meio ambiente: gera emissão de gases poluentes, usa indiscriminadamente recursos naturais como a água e produz resíduos. Para se ter uma ideia, produzir uma calça jeans utiliza aproximadamente 5 mil litros de água. De acordo com a ONU, esta mesma quantidade é equivalente ao consumo diário suficiente para atender as necessidades de 47 pessoas.
Assim, o consumo consciente é fundamental para ajudar o planeta. Esta prática busca produtos ecologicamente corretos, evita a aquisição desnecessária de novos produtos e incentiva a utilização de bens até o fim de sua vida útil.
Economizar energia
A destruição do meio ambiente causa, dentre outros problemas graves, a supressão de chuvas e a queda dos níveis de água dos rios.
Além de todos os transtornos que a seca pode causar para a natureza e para as pessoas, a falta de energia também pode ser uma adversidade a ser enfrentada. Afinal, no nosso país, 90% da eletricidade é gerada de usinas hidrelétricas, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Por outro lado, o consumo desnecessário de energia pode chegar a 40% nas residências. Dessa forma, é fundamental evitar o desperdício: apagar luzes de cômodos vazios, desligar televisões, monitores, ventiladores e outros equipamentos sem uso.
Determinar a segunda sem carne
Ficar apenas um dia da semana sem comer carne pode parecer uma atitude pequena, mas os resultados desta atitude são gigantes.
Se, a cada sete dias, você passar apenas a segunda-feira sem consumir alimentos de origem animal, você:
– Deixa de emitir 14kg de CO² na atmosfera (equivale a um carro rodar por 100km);
– Economiza 3.400 litros de água (são 26 banhos de 15 minutos);
– Poupa 24m² de terra;
– Deixar de usar 7kg de grãos (que seriam usados como ração animal); de acordo com informações da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Evitar o uso de plásticos e descartáveis
Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor. Mas ele não desaparece completamente – ele se torna um microplástico, e continua na natureza, afetando rios e a vida marinha.
Portanto, se você pode trocar um prato de isopor e talheres e copos plásticos por outros de materiais duráveis e reutilizáveis, saiba que está fazendo um bem para o meio ambiente.
Compartilhar transporte
Por conta da emissão de CO2, os carros leves são responsáveis por cerca de 45% da poluição atmosférica. Uma atitude sustentável que contribui com a saúde da natureza é o compartilhamento de transporte. Oferecer carona e dividir corridas em aplicativos são ações positivas, assim como escolher motos elétricas, patinetes e bicicletas.
Dividir o conhecimento
Tudo o que você souber a respeito de atitudes sustentáveis para ajudar o planeta precisa ser compartilhado. Se os seus novos hábitos já podem fazer a diferença, imagine duas, três ou mais pessoas.