Geral

Semana Santa: confira os pontos de venda de palmito na Grande Vitória

As prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana divulgaram os pontos onde os vendedores poderão se instalar para comercializar o ingrediente da torta capixaba

Foto: CARANGUEJO DO ASSIS

A torta capixaba é um prato tradicional da culinária do Espírito Santo e típico na Sexta-feira da Santa, celebrada este ano no dia 29 de março. A iguaria capixaba é feita normalmente com bacalhau, sururu, siri e palmito. 

Com a aproximação da data, as buscas pelo palmito in natura se intensificam na Grande Vitória e, com a alta procura, as prefeituras estabelecem pontos para a comercialização.  Diante da grande procura pelo alimento, o Folha Vitória reuniu os principais pontos de venda.

Em Vitória, a venda de palmito é realizada na região do Sambão do Povo. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), a partir da próxima segunda-feira (18), equipes de fiscalização vão monitorar a chegada dos vendedores.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Também será organizado o comércio ambulante na área e assegurar uma operação adequada. Como parte dos preparativos usuais, a Central de Serviços está coordenando a instalação de banheiros, pias e contentores no local.

Na Serra, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informa que, no município, serão sete pontos para venda de palmito:

– Terreno ao lado do Terminal de Laranjeiras;
– Entrada do bairro Jardim Limoeiro (próximo ao Andaimes Vitória);
– Em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede;
– Peixaria de Jacaraípe, na Colônia de Pescadores (próximo à Praça Encontro das Águas);
– Próximo ao posto de combustível Arara Azul, em José de Anchieta;
– Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe (próximo ao posto Shell);
– Entrada de Nova Almeida.

A venda nesses pontos está autorizada, diariamente, das 7h às 20h. O início da venda de palmito está autorizado a partir da terça-feira da Semana Santa, dia 26 de março. O funcionamento vai até o Domingo de Páscoa, dia 31 de março.

A licença para venda poderá ser requerida através do site da Prefeitura da Serra, no campo “Processos Digitais”. No campo de processos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e escolha a opção “Licença de Ambulante”. Em 2023, foram 40 vendedores cadastrados.

Em Cariacica, a prefeitura já divulgou a presença de quatro pontos de vendas nas ruas do município. São eles

– São Francisco, próximo ao Corpo de Bombeiros – Avenida Mário Gurgel.
– Campo Grande, ao lado da Câmara de Vereadores – Avenida Mário Gurgel.
– Itacibá, próximo ao Supermercado Casagrande e Correios.
– Porto de Santana, na entrada do bairro. 

Já em Vila Velha, o local das vendas será no estacionamento do Atacadão, situado na avenida Carlos Lindenberg, nº 1.723, no bairro Nossa Senhora da Penha. Ainda segundo a prefeitura, o período e horários serão divulgados em breve.

Em Viana, segundo a prefeitura, os produtores rurais do município vendem palmito nas feiras que ocorrem aos sábados em Marcílio de Noronha, próximo ao É Pra Já, das 7 às 12h; e às sextas-feiras em Viana-Sede, das 11 às 17h, no estacionamento da Praça Jerônimo Leite.

LEIA TAMBÉM: Veja lugares para assistir ao pôr do sol na Grande Vitória

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória