Geral

Seminário abordará tradição e legado da cultura popular em Cachoeiro

O evento acontece anualmente e vai contar com a participação de 24 mestres de manifestações regionais, como bate-flecha, capoeira e folia de reis, entre outras

O seminário, que acontece nesta quinta (3), terá a presença de 24 mestres de manifestações regionais do município Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A tradição e o legado da cultura popular são temas da 7ª edição do Seminário da Lei Mestre João Inácio, que será promovida nesta quinta-feira (3), a partir das 19h30, no Museu de Ciência e Tecnologia, em Cachoeiro de Itapemirim.

Organizado pela prefeitura, o encontro – que ocorre anualmente – tem como objetivo manter sempre atualizados sobre a Lei os mestres e grupos que já foram beneficiados e os que podem vir a ser.

Vão participar 24 mestres de manifestações regionais, como: bate-flecha, capoeira e folia de reis, entre outras, todos reconhecidos pela Lei Mestre João Inácio, ativada pela prefeitura em 2010 como instrumento de salvaguarda do patrimônio imaterial. Destes, seis foram contemplados neste ano.

A palestrante desta edição será a pesquisadora Joelma Consuelo Fonseca e Silva, especialista em Patrimônio Imaterial pelo Iphan/Unesco. O Museu de Ciência e Tecnologia fica na rua Moreira, 283, no bairro Independência.

Única do Estado voltada ao registro e preservação do patrimônio imaterial, em nível municipal, a Lei Mestre João Inácio já investiu mais de R$ 200 mil. Os mestres contemplados por ela assumem o compromisso de disseminar as práticas e os saberes que detêm.