Geral

#SemMedo: vídeo viraliza e novas projeções devem ser feitas na Grande Vitória

O veículo começou a circular por volta das 21h30, e fez uma entrada na Praia do Canto, mas passou a maior parte do tempo em Jardim da Penha

O carro começou a circular pelas ruas de Jardim da Penha por volta das 21h da última quarta-feira Foto: ​Bruno Lima/Facebook

Desde o último final de semana, a população vive dias de medo e insegurança no Espírito Santo. Entre as ruas vazias, comércios fechados e notícias ruins, moradores de Jardim da Penha, em Vitória, viveram momentos de paz e esperança, na noite da última quarta-feira (08).

Ao som de “Imagine”, de John Lennon, um veículo projetou a hashtag #semmedo na região e emocionou quem conseguiu acompanhar. A ideia foi do produtor Rike Soares e outros dois amigos, que em meio a todo o caos vivem, quis deixar um pouquinho de esperança para os capixabas.

Na manhã desta quarta-feira (09), Rike usou seu perfil em uma rede social para agradecer as mensagens de apoio que vem recebendo, e aproveitou para pedir união e mobilização.”Muito obrigado às centenas de mensagens de carinho. Vou demorar um tempo para responder todas. Minha ideia foi só dar um pingo de esperança e não resolver qualquer problema, na minha humilde opinião, fica com medo só nos fragiliza e torna o que é ruim, pior, o que é um terror, insuportável.Agora é hora de enfrentar a situação #semmedo, não estamos sozinho. Mobilize sua família, seu bairro. Faça o que puder. Vamos nos unir”, escreveu.

O produtor cultural Bruno Lima acompanhou e ajudou Rike no movimento. Segundo ele, tudo foi pensado de última hora e a intenção foi de levar uma mensagem positiva para a cidade. “Eu já vinha mostrando solidariedade ao movimento e disse que poderia ajudá-lo, então ele me convidou para esse ‘rolê’. Esse tipo de intervenção artística foi um pouco inspirado no projeto VJ Suave e transmitimos uma mensagem positiva para cidade. Tudo foi resolvido na hora, pensamos ontem a noite mesmo, improvisamos e foi espontânea”, conta. 

O veículo começou a circular por volta das 21 horas, e fez uma entrada na Praia do Canto, mas passou a maior parte do tempo em Jardim da Penha. Os equipamentos usados, um projetor e gerador de energia, são ferramentas de trabalho de Rike, além do carro que também é particular. 

Nas redes sociais, o vídeo ‘viralizou’  e a boa notícia é que eles pensam em repetir o movimento em outros lugares também. “Todo mundo nos prédios acompanhou com muitos aplausos e solidariedade. Retribuíram de forma muito positiva e a intenção é nos juntar para fazer novamente e em outros lugares, só não temos nada certo ainda. É impressionante como o vídeo ‘viralizou’ em tão pouco tempo”, afirma. 

Confira o vídeo!