Os moradores do bairro Porto Canoa, na Serra, bloquearam uma avenida na manhã desta sexta-feira (3). Eles ficaram revoltados com a quantidade de senhas que foram disponibilizadas para a vacinação contra a febre amarela.
No local houve bate-boca e muita confusão. Um aviso informava que 100 senhas seriam distribuídas na Unidade de Saúde de Porto Canoa. A quantidade, segundo os moradores, não era suficiente.
Com a via interditada pelo fogo e pelos manifestantes, motoristas de carros pequenos e de ônibus tiveram que retornar e procurar outro caminho. “Nós fechamos as duas pistas, colocamos fogo. Depois que conversamos e eles liberaram 50 senhas, nós liberamos a pista”, contou um dos manifestantes.
Uma lista com nomes para vacinação também gerou confusão. Ela foi organizada por pessoas que chegaram na quinta-feira (2) e passaram a noite na fila. “Eu concordo com a fila, mas não concordo com essa lista. Se tiver que ser feita tem que passar com um funcionário da saúde”, afirmou uma mulher.
Apesar da fila e da espera, a prefeitura da Serra afirmou que o morador não precisa dormir na fila. Para amenizar a situação será realizado um mutirão de vacinação no Pavilhão de Carapina neste sábado (4). Será preciso levar documento com foto e comprovante de residência. Segundo a prefeitura, até o momento, mais de cem mil serranos já foram imunizados.