Geral

Sensação térmica em cidade do ES chega a quase 60 graus. Entenda

Segundo o Incaper, Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foi o município mais quente no último domingo (5) e registrou índice de calor de 59ºC

Foto: Pixabay

O calor chegou com tudo no Espírito Santo. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Cachoeiro de Itapemirim, localizado no Sul do Espírito Santo, foi a cidade mais quente e registrou 40,1ºC graus no domingo (05), às 15h. A sensação térmica chegou aos 59ºC. 

Entretanto, é preciso diferenciar: temperatura não é a mesma coisa que sensação térmica. Diante disso, o Folha Vitória entrevistou a meteorologista Thabata Brito, para entender melhor o tema. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a especialista, a sensação térmica é o termo “popular” e “incorreto” para índice de calor. “É considerada a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar”, descreve. 

A metereologista explica que a medição em Cachoeiro foi realizada na estação localizada na zona rural do município. Diante disso,  é possível que no Centro, o índice de calor e temperatura estivesse ainda mais elevado.

“O município de Cachoeiro é cercado de montanhas e fica com o rio Itapemirim no meio. Nos dias mais quentes, ocorre um bolsão de calor, porque o ar não é trocado. Diante disso, a umidade do ar acaba fazendo com que a sensação de calor seja ainda maior”, detalha o especialista. 

Além disso, segundo Thabata, fevereiro era esperado para ser um mês com temperaturas mais elevadas e com mais calor. 

“Após o longo período de frente fria e dias seguidos de estação chuvosa, a nossa percepção acaba se modificando. Quando o ciclo de chuvas é encerrado, temos um céu azul, sem nuvens com mais momentos de reflexão da luz”, explica. 

Confira a variação de temperatura: 

Foto: Redação Folha Vitória

Ainda segundo o Instituto, os locais com calor intenso podem gerar riscos aos indivíduos, entre eles: hipertermia, câimbras de calor, possibilidade de fadiga após a realização de atividades físicas. 

LEIA TAMBÉM: ES recebe alerta laranja para tempestade com granizo e chuva intensa

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória