Uma jararacuçu foi resgatada em um clube recreativo de Linhares, no Norte do Espírito Santo. A serpente, com pouco mais de 1 metro de comprimento, foi encontrada pelo gerente do local, mas nenhum incidente ocorreu.
A jararacuçu é a segunda maior serpente do Brasil. Ela pode atingir até 2 metros, com coloração variável entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto e manchas triangulares escuras.
LEIA TAMBÉM:
>> Cidades castigadas pela chuva no ES decretam emergência
>> VÍDEO | Motorista que matou fisioterapeuta em acidente estava bêbado
>> Cesan inaugura estações com tecnologia de ultrafiltragem de água em Guarapari
De acordo com o servidor Fábio Monteiro Duarte, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a espécie, por seu porte, consegue injetar uma grande quantidade de veneno, o que pode causar acidentes graves, inclusive fatais.
Após o resgate, o gerente do clube recebeu orientações para evitar a presença de animais silvestres, como instalar cercas, manter o ambiente limpo e livre de entulhos, e realizar controle de pragas como roedores, que atraem serpentes em busca de alimento.
A jararacuçu foi encaminhada ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz.
A Secretaria de Meio Ambiente orienta que, ao encontrar um animal silvestre, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 para captura, e a Semam pelo número (27) 98162-0172 para transporte ao centro de triagem.