Com o aumento do fluxo de pessoas nos balneários da Serra, a prefeitura abriu, no último sábado (13), o projeto “Praia Limpa”, que visa conscientizar os banhistas sobre assuntos como o meio ambiente e o cuidado com as praias do município.
Em 2023, de acordo com números fornecidos pela prefeitura, as ações nas praias da Serra recolheram um total de 560 kg de lixo e abordaram mais de 2 mil pessoas. A prefeitura também realizou a ação no domingo (14), na praia de Manguinhos.
O cronograma deste ano engloba a realização de caminhadas ecológicas, distribuição de materiais para o descarte correto do lixo e distribuição de material informativo.
Além destas ações, a campanha também reforça a importância da preservação da vegetação de restinga e combate à ocupação irregular nas áreas verdes das praias.
A primeira ação do projeto neste ano contou com a presença do secretário-chefe do gabinete da Prefeitura Municipal da Serra, Weverson Meireles, que acompanhou a distribuição dos kits e o processo de conscientização de quem passava pela praia.
“O objetivo principal é mostrarmos para o nosso munícipe e para os turistas que nos visitam que nesta alta temporada, tão importante quanto se divertir, é cuidar do que a natureza nos proporciona. O projeto inteiro é importante, também, para o futuro ambiental da Serra e do Espírito Santo, é uma forma de olharmos para a sustentabilidade e a preservação com outros olhos, para que nós e as próximas gerações possam continuar desfrutando das riquezas naturais que temos”, ressalta.
Munícipes em ação
Os moradores da região de Jacaraípe, bairro que recebeu a primeira ação do projeto, contribuem ativamente para este trabalho. É o caso de Sirlene Barcelos, que caminha todos os dias pelo calçadão da praia distribuindo sacolas plásticas biodegradáveis e recolhendo o lixo que encontra nas areias.
“Sempre trago da minha casa um monte de sacolas biodegradáveis e vou entregando para as pessoas. Enquanto vou andando, vou fazendo a distribuição e falando com as pessoas sobre a importância do descarte do lixo nos locais corretos”, diz.
Portadora de uma doença autoimune, Sirlene faz as caminhadas diárias pelo calçadão da praia por orientações médicas e mesmo em meio à dificuldade, contribui para a limpeza e a preservação do meio ambiente.
“A gente tem que cuidar da nossa casa e da nossa saúde. Se cada um trouxesse uma sacolinha desta para juntar o lixo e jogá-lo em local adequado, teríamos praias mais limpas e seguras para todos. O mais interessante seria que este lixo nem existisse, mas na existência, o cenário ideal seria o de uma contribuição de todos. Afinal, temos que cuidar da nossa casa e do nosso privilégio de ter uma beleza destas ao nosso dispor”, completa.
Os turistas também ajudam na preservação das praias da Serra, como a Marilene de Oliveira, de Ipatinga – Minas Gerais. A mineira reforça a importância não só da conscientização, mas da ação no dia a dia.
“Eu sempre jogo o lixo que eu produzo nas lixeiras espalhadas pelas praias e, caso não haja, levo para casa em recipientes seguros. Eu e meu marido estamos sempre olhando se a gente não encontra um palito de picolé ou alguma embalagem pela areia e, caso vemos, separamos e descartamos”, diz.
Presença da Jovem Pan Vitória
A Jovem Pan Vitória acompanhou toda a ação reforçando a distribuição de kits biodegradáveis e brindes. Além disso, montou um espaço para um jogo da memória com a temática “meio ambiente nas praias”, onde os banhistas podiam aprender e brincar ao mesmo tempo.
Cronograma das próximas ações
Quer fazer parte do mutirão da limpeza e conscientização? Basta seguir o cronograma das próximas ações que serão realizadas pela Prefeitura da Serra, todas começando às 9h da manhã.
• 20/01 PRAIA DE MANGUINHOS;
• 21/01 PRAIA DE BICANGA;
• 27/01 PRAIA DE CARAPEBUS;
• 28/01 PRAIA DE CARAPEBUS;
• 03/02 PRAIA DE NOVA ALMEIDA;
• 04/02 PRAIA DE NOVA ALMEIDA.