Geral

Serra abre quase 5 mil vagas para vacinas contra covid-19 e gripe nesta quarta-feira

Demais cidades da Grande Vitória seguem com as campanhas de imunização

Foto: Divulgação/Sesa-Serra

As campanhas de vacinação continuam nas cidades da Grande Vitória. Na Serra,  a Secretaria de Saúde abre, nesta quarta-feira (28), mais 3 mil vagas para a vacinação contra a covid-19 e outras 1.948 vagas para quem vai se vacinar contra a influenza (gripe). Nos dois casos, é necessário fazer o agendamento on-line no site da Prefeitura.

O agendamento para a vacina da covid-19 começa às 18 horas. Já o agendamento para a gripe acontece a partir das 20 horas. Serão vacinados contra o novo coronavírus os idosos com 60 anos ou mais, que precisam tomar a primeira dose, além dos idosos com com 65 anos ou mais e trabalhadores de saúde que devem tomar a segunda dose da vacina.

A vacinação contra covid-19 ocorrerá na quinta (29) e na sexta-feira (30) no drive-thru do Parque da Cidade, nas Unidades Regionais de Saúde (URS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de André Carloni, de Bairro de Fátima, de Carapina Grande, de Eldorado, de Jardim Tropical, de José de Anchieta, de Laranjeiras Velha, de Nova Almeida, de Nova Carapina I, de Nova Carapina II, de Parque Residencial Laranjeiras e de Planalto Serrano A.

Já no sábado (1º), haverá vacinação no drive-thru do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. É necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacina.

Já a vacina contra a Influenza será disponibilizada em todas as Unidades Regionais e Unidades de Saúde para crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

Em Vila Velha, os professores são os próximos a serem imunizados contra a covid-19. Nesta quarta, a previsão é que, ao todo, 468 professores recebam a primeira dose da vacina, no Ginásio do Tartarugão, a partir das 9h da manhã.

A vacinação não ocorrerá por agendamento e a listagem, contendo local, data e horário está disponível no site da Secretaria Estadual de Educação – SEDU. Entre os nomes estão professores estaduais, municipais e de escolas privadas. As imunizações acontecerão por ordem alfabética e seguindo os protocolos sanitários, com o atendimento de 35 pessoas a cada trinta minutos.

Na capital capixaba, acontece, nesta quarta, no Maanaim de Vitória (ao lado do Teatro Carmélia), a aplicação das doses de quem agendou as vagas abertas nesta terça-feira (27). São idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Foram disponibilizadas 500 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz, sendo 300 para trabalhadores da saúde e 200 para idosos com 60 anos ou mais.

Também nesta quarta, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) dá continuidade à vacinação contra a gripe. O município disponibilizou  2.200 novas doses, sendo 1.800 para trabalhadores da saúde e 400 para gestantes. As vagas estão disponíveis no endereço https://agendamento.vitoria.es.gov.br ou no aplicativo Vitória Online.

A imunização acontecerá nesta quarta (28) e quinta (29), na Igreja Batista de Jardim da Penha, localizada na rua do Canal. O Maanaim de Vitória, perto do Teatro Carmélia, também será ponto de vacinação no dia 29.

Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 2.100 pessoas estão agendadas para receberem a segunda dose ao longo desta semana. A Semus disse ainda que aguarda a disponibilidade de novas remessas de doses pelo Ministério da Saúde para que sejam disponibilizados novos agendamentos.