Geral

Serra abrigará segunda unidade da Escola Viva no Estado a partir de 2016

Ainda não há data definida para o início das solicitações de matrícula, mas a Sedu estima que as inscrições sejam abertas até o fim de novembro para as duas unidades

Segunda unidade da Escola Viva será implantada na Serra Foto: Divulgação/Governo

O Secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha, anunciou, na tarde desta sexta-feira (6) o local onde será instalada a nova unidade da Escola Viva, a segunda do Estado: o bairro Planalto Serrano, na Serra. A escola abrigará 720 alunos em período integral a partir do ano letivo de 2016, nos mesmos moldes da Escola Viva de São Pedro, inaugurada em julho deste ano.

Ainda não há data definida para o início das solicitações de matrícula, mas a Sedu estima que as inscrições sejam abertas até o fim de novembro para as duas unidades. Outra novidade divulgada foi o aumento do número de vagas da escola de São Pedro. Além das 400 disponibilizadas para o semestre atual, serão recebidos mais 400 alunos, ou seja, serão 1520 estudantes participando do projeto no ano que vem.

O objetivo é criar, no decorrer de 2016, outras quatro Escolas Vivas. Segundo Haroldo Rocha, “o Governo pretende montar uma unidade em cada município da Grande Vitória, uma em Colatina e uma em Cachoeiro de Itapemirim”.

Além das tradicionais cadeiras necessárias à formação de nível médio dos alunos, o programa Escola Viva traz inúmeras inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).