Florianópolis – Com mínima de -2ºC, Urupema, na região serrana, registrou a mais baixa temperatura do ano em Santa Catarina, na madrugada deste sábado, 24. O forte frio derrubou as temperaturas em várias regiões do Estado. São Joaquim, distante cerca de 80 quilômetros de Urupema e 190 quilômetros de Florianópolis, também mostrou termômetro com marca abaixo de zero (-1,2ºC). O frio predominou em todas as regiões, inclusive na capital, com mínima de 10,9ºC.
O cenário, especialmente no Planalto Sul, foi típico de inverno embora ainda estejamos no outono. Em Lages foram registrados 3,1ºC, a mais baixa temperatura do ano. Conforme dados climatológicos do Centro de Informações dos Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a temperatura permanecerá baixa no domingo, 24, com os mesmos índices registrados neste sábado. Os meteorologistas alertam para a ocorrência de geada, principalmente nas áreas altas do Meio Oeste e o Planalto Sul.
A queda nas temperaturas é decorrente de uma intensa massa de ar seco e frio que chegou a Santa Catarina na sexta-feira, 23. Ela se intensificou com a ocorrência de chuva e vento. Em Florianópolis foram registradas rajadas de até 50 km/h na madrugada de hoje.