
No verão, o município de Serra é um dos mais procurados no Estados pelos turistas por causa dos seus mais de 23 km de praias. Porém, existem regras para melhor utilizar a orla.
A Prefeitura da Serra intensificou a fiscalização para coibir som alto e a destruição de áreas protegidas de restinga, além de orientar os locais corretos para a realização de churrasco. A abordagem inicial terá um caráter educativo, porém multas de até R$ 5 mil poderão ser aplicadas.
Segundo os dados divulgados pela Prefeitura, a fiscalização, que começou no último dia 29, já surtiu efeito. Entre as praias de Jacaraípe, Carapebus, Balneário Carapebus e Bicanga, foram retirados sete veículos em locais proibidos e turistas foram orientados a sair de locais proibidos para a realização de churrasco.
Confira as regras
Restinga: segundo determina a legislação federal, essa cobertura vegetal não pode ser danificada. Isso significa que as pessoas não podem pisar, montar barracas, deitar, estacionar ou qualquer outra ação que cause lesão à formação vegetal.
Caixas de som: veículos não podem estar com som alto de maneira a causar incômodo aos outros frequentadores da praia. A legislação do município proíbe a utilização de equipamentos produtores e amplificadores de som em veículos automotores, assim como aparelhagens de som instaladas em vias públicas Além da multa, os infratores podem ter os equipamentos apreendidos.
Churrasco na praia: somente longe da restinga, já que a vegetação é considerada área de proteção permanente e exerce papel essencial para proteger as praias da erosão.