Geral

Serra lança portal que detalha investimentos em crianças e adolescentes do município

A ação é fruto de pareceria com o Ministério Público Estadual (MPES), por meio da Promotoria da Fazenda Pública

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O município da Serra conta, agora, com um portal que permite acompanhar os investimentos feitos em políticas voltadas para crianças e adolescentes da cidade.

O Orçamento da Criança e Adolescente (Oca) foi lançado no último dia 22.  A ação é fruto de pareceria com o Ministério Público Estadual (MPES), por meio da Promotoria da Fazenda Pública da Serra.

Conforma informações do Executivo municipal, a Serra é o primeiro município da Região Metropolitana a adotar o Oca.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A ferramenta é apresentada pela prefeitura como um mecanismo que dispõe de  metodologia para consolidar atividades e despesas destinadas a esse público no orçamento municipal, tendo como base o documento “Um Mundo para as Crianças”, da UNICEF. 

“Nosso objetivo foi criar um ambiente onde qualquer pessoa pode consultar os dados referentes ao orçamento da criança e adolescente e de uma forma muito simples e didática permitindo que a ferramenta cumpra o seu papel de informar à sociedade. Ao ter acesso às informações, é possível perceber como são significativos os valores que a Prefeitura aplica em políticas públicas que guardam relação com o bem estar da criança e do adolescente”, destaca o secretário da Fazenda do município, Henrique Valentim.

A promotora de justiça da Fazenda Pública Maria Clara Mendonça, por sua vez, avalia a importância do portal para o fomento da transparência e do controle social. 

“O portal do OCA representa um destaque que permite que as pessoas, os cidadãos, enxerguem de fato quanto de recursos está sendo investido e executado nesta área. Isso melhora a governança do município, permite a participação social e o controle sobre a aplicação desses recursos, e também a revisão dos planejamentos estratégicos”, afirma a promotora.