Um relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), detalha o perfil dos acidentes com motocicletas no Espírito Santo. Em 2018, de acordo com o levantamento, 46% das vítimas em acidentes de trânsito no estado, eram motociclistas.
Os dados divulgados apontam que em 2017 houve aumento em relação ao ano anterior, situação que voltou a acontecer em 2018 — período em que foram registradas 350 mortes envolvendo motociclistas.
Para os analistas da Secretaria de Segurança, “os dois anos de aumento consecutivo acendem o sinal de alerta e reforça a necessidade de realizar um acompanhamento mais dinâmico dos dados para permitir tomadas de ações mais eficazes”.
O município de Serra lidera o ranking de acidentes fatais em 2018, com 23 vítimas. Ao todo, cinco municípios da Grande Vitória estão entre os dez primeiros na lista. De acordo com a SESP, as dez cidades no top da lista concentram 45% de todos os acidentes no estado.
O levantamento também aponta que a grande parte dos acidentes acontecem durante o final de semana. Apenas os domingos concentram 22% dos acidentes, seguido do sábado com 18%. Os dados também mostram que homens entre 17 e 25 anos são os principais envolvidos em acidentes.
Para a Secretaria de Segurança, “o perfil jovem potencializa a situação de imprudência e imperícia (o jovem se arrisca mais) e reforça a necessidade de ações de conscientização e campanhas educativas ainda no momento de formação dos novos motociclistas”.