Geral

Serviços de limpeza recolhem toneladas de lixo em praias da Grande Vitória

Só em Vila Velha, foram retiradas 936 toneladas de lixo do litoral desde o início do verão

Foto: Reprodução

Com as temperaturas nas alturas e o verão bombando, as praias capixabas estão lotadas. Moradores e turistas têm aproveitado as belezas naturais da região litorânea, porém todos os atrativos que a natureza tem para nos oferecer acaba manchado pelo comportamento de inadequado de alguns usuários. A quantidade de lixo deixado nas praias aumentou com o movimento nos últimos dias.

A equipe de reportagem da TV Vitória deu um giro na Praia de Jacaraípe, na Serra, nesta terça-feira (7), e encontrou embalagens de picolé, palitos de churrasquinho e guimbas de cigarro aos montes. Garrafas de bebida alcoólica e até uma sandália também foram encontradas jogadas na areia.

A Prefeitura da Serra afirma que todos os dias faz a limpeza das praias. Somente no primeiro dia do ano foram recolhidas 70 toneladas de sujeira no litoral do município.

Em Guarapari, a situação não foi diferente, foram coletadas 435 toneladas de lixo nas praias, logo após a festa da virada do ano. E olhe que não estão incluídas nessa conta as cascas de coco verde, que se espalham por toda orla.

Em Vitória e Vila Velha, a quantidade de lixo deixada na praia também é grande. Já se passaram mais de duas semanas desde o início do verão. De lá pra cá foram recolhidas 270 toneladas de sujeira nas praias da capital capixaba. Em Vila Velha foram retiradas 936 toneladas.

Se o lixo não for descartado de maneira correta, pode parar no mar e acabar prejudicando plantas e animais que vivem nele.

Foto: Reprodução TV Vitória

Para conscientizar a população sobre o mal que a sujeira pode provocar, uma lixeira enorme em forma de tartaruga foi montada na praia de Jacaraípe. Todo material recolhido no local vai ser destinado a associações de catadores da Serra. Por lá, os banhistas recebem a ajuda de Geilson, um vendedor de milho que distribui sacolinhas para os clientes depositarem o lixo.

Assim como o ambulante, cada um pode e deve fazer a sua parte. Com medidas simples, dá pra deixar a praia mais bonita e mais saudável. Assim, todo mundo curte tranquilo.

*Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória / Record TV