Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim ainda sofrem com reflexos da enchente, que atingiu o município no último sábado (25). Alguns serviços públicos e atendimentos permanecem suspensos temporariamente, além de espaços públicos que estão fechados.
Na área da saúde, o atendimento está suspenso na Farmácia Municipal, que fica na rua 25 de Março, Centro. A dispensação de insulina e de medicamentos fornecidos pela via judicial está sendo feita na unidade básica de saúde do bairro Novo Parque. Medicamentos mais comuns estão disponíveis em todas as unidades de saúde.
Fraldas e medicamentos hospitalares (via judicial) serão liberados no almoxarifado central da Secretaria Municipal de Saúde (avenida Aristides Campos), a partir desta terça-feira (28). A previsão é de que o atendimento na Farmácia Municipal seja restabelecido em 15 dias. Não houve perda de medicamentos, já que os produtos foram transferidos para local seguro antes da enchente.
No distrito de Itaoca, apenas o Pronto Atendimento está funcionando. A unidade básica, instalada no mesmo espaço, voltará a atender com a normalização do abastecimento de água naquela região.
O atendimento na unidade básica do distrito de Pacotuba está suspenso enquanto perdurar o alerta de risco de inundação da Defesa Civil do município. Na última segunda-feira (27), o espaço recebeu serviços de limpeza.
Suspensão
Seis dos dez parquímetros do estacionamento rotativo foram danificados, causando a suspensão do serviço por tempo indeterminado.
O atendimento a contribuintes na Secretaria Municipal de Fazenda, na rua 25 de Março, também está indisponível, já que o local foi atingido pela enchente.
Além disso, seis espaços culturais foram afetados e estão com serviços suspensos. Casa dos Braga, Centro Operário e de Proteção Mútua, Casa da Memória, onde abriga a Biblioteca Pública Municipal, Sala Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro, e Teatro Municipal Rubem Braga. As perdas estão sendo contabilizadas.
A Praça de Fátima sofreu diversas avarias. Estão indisponíveis brinquedos, a academia popular e o Circo da Cultura, que passarão por vistoria e reparos.
Atendimentos
Os atendimentos suspensos também no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e na Central do Cadastro Único, localizados na rua 25 de Março, assim como no Centro de Referência da Juventude, na Praça de Fátima.
As escolas municipais atingidas pela enchente foram “Luiz Semprini”, em Pacotuba, “Oswaldo Machado”, no Baiminas, “Saturnino Rangel Mauro”, no Arariguaba, e “Olga Dias da Costa Mendes” (prédio provisório), no Coronel Borges. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) trabalha na limpeza e na avaliação das perdas.
Na última segunda-feira (27), a Seme decidiu alterar o início do ano letivo para o dia 10 de fevereiro, em todas as unidades da rede municipal. O atendimento ao público na sede da Seme, no bairro Independência, está suspenso temporariamente. Também estão suspensas, nesta semana, as atividades relativas ao processo seletivo para contratação de temporários realizado pela secretaria.
A Casa do Cidadão “Hélio Carlos Manhães”, na avenida Beira Rio, também não funcionará pelos próximos dias.
A equipe do Procon de Cachoeiro está realizando limpeza e verificação dos equipamentos e avaliação dos dados. O retorno do atendimento ao público é previsto para quinta-feira (30).
No Palácio Bernardino Monteiro os atendimentos ao público estão sendo retomados nesta terça-feira (28).