Com um olhar inusitado e irreverente, o servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) Charles Marques Borges pegou sua bicicleta e saiu pela cidade pedalando para registrar os belos pontos turísticos de Vitória de seu celular. Ele reuniu as imagens para promover a exposição fotográfica “Vitória, 464 anos de Cantos e Encantos”.
Ao todo, são 63 fotografias dos mais belos monumentos e paisagens da capital, que completou 464 anos no último dia 8: Palácio Anchieta, relógio da Praça Oito, Theatro Carlos Gomes, Índio Araraboia no Forte São João, Pedra dos Olhos, Penedo, orla de Camburi, píer de Iemanjá, pescadores da Praia do Suá, Santo Antônio, Maria Ortiz, Galpão das Paneleiras e Parque da Fonte Grande. Veja a galeria.
Os munícipes e servidores podem apreciar o trabalho do servidor no hall e nos corredores do Palácio Municipal até o próximo dia 30. A mostra está sendo realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Administração (Semad). “Minhas fotos são atuais. Na verdade, eu não sou fotógrafo. As imagens são casuais, eu vejo no momento na hora que estou passando de bicicleta e registro. Se eu sair de casa com o intuito de fotografar, eu não consigo. São fotos irreverentes. Gosto de fotos de paisagem e monumentos da cidade. Muitas vezes, pego um ângulo que as pessoas não conseguem ver”.
Charles disse que a cidade encanta. Por isso, tem muito orgulho de ser capixaba. “Eu sou apaixonado por Vitória, sempre fui. Tenho orgulho de ter nascido e ser criado aqui. Sou filho de capixaba, sou nascido em Vitória, criado aqui e pretendo ficar aqui por resto da minha vida”.
Redes sociais
A fotografia entrou na vida de Charles em 2013, quando começou a postar suas fotos em uma rede social: “Criei uma conta em uma rede social e comecei a compartilhar as minhas fotos, mesmo sendo amador. A cidade me inspira a fotografar. Estou sempre de bicicleta no final de semana e, se aparecer um momento, eu paro rapidinho e tiro as fotos. Todas minhas fotos são tiradas no celular. Tiro a maioria durante o dia, por conta da resolução e da luz que ajuda bastante. À noite ainda não tenho a experiência”.
Arquivo Público
Além disso, as pessoas também podem admirar a exposição do Arquivo Público Municipal, que traz fotos antigas entre os anos de 1910 e 1970 e livro com leis do município com mais de 100 anos. Esta é uma realização da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
Serviço
Exposição: Vitória, 464 anos de Cantos e Encantos (Charles Marques Borges)
Data: até 30 de setembro
Local: corredores da Prefeitura de Vitória