Os moradores e comerciantes de Iconha ainda trabalham na limpeza das residências e lojas atingidas pela forte chuva da última quinta-feira (15), que deixou ruas alagadas e famílias desalojadas no município. Nesta semana, a Prefeitura de Alfredo Chaves cedeu servidores e máquinas para ajudar na limpeza da cidade.
De acordo com o laudo da Assistência Social de Iconha, 115 famílias foram afetadas pelas enchentes, sendo que 60% perderam todos os pertences. As demais, tiveram perdas parciais. Em números, os prejuízos materiais somam cerca de R$ 43 mil.
Por causa dos alagamentos e os transtornos das fortes chuvas, 80% do comércio teve queda na circulação econômica. Os danos específicos em máquinas industriais, estoques comerciais, entre outros, resultaram em um prejuízo de R$ 1.857.000,00.
O prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, ressalta que era momento de ajudar a cidade vizinha, que estava passando por momentos difíceis. “Sabemos como é enfrentar uma grande enchente. Em 2012, fomos atingidos. Na época, Iconha, Anchieta e outras cidades da região se mostraram muito solícitas. Agora foi nosso momento de retribuir”, comenta.
Além dos servidores e máquinas da Secretaria de Obras, os moradores de Alfredo Chaves também se mobilizaram para recolher água e alimentos para as vítimas da chuva.