Os últimos dias de setembro serão de tempo instável, sol entre nuvens e possibilidade de chuva esparsa a qualquer momento em diversas partes do Espírito Santo. Apesar de vivenciarmos os primeiros dias da Primavera, a estação promete ser de temperaturas elevadas e menos chuva do que o normal.
De acordo com o Incaper, neste domingo (29), o tempo segue instável em todo o estado com previsão de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões capixabas. Na Grande Vitória, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 18 °C e máxima de 25 °C.
Na Região Sul, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas, temperatura mínima de 18 °C e máxima de 27 °C. Em áreas altas, a mínima é de 16 °C e máxima de 23 °C. Na Região Serrana, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. Temperaturas variam entre 15º C e 25º C.
No Norte e Noroeste capixaba, muitas nuvens e chuva em alguns momentos. As temperaturas variam, durante o dia, entre a mínima de 18º C e máxima de 28º C.
Na segunda-feira (30), último dia do mês, o sol aparece entre nuvens e a temperatura diurna aumenta um pouco em todas as regiões capixabas. Há previsão de chuva em alguns momentos nas áreas próximas ao litoral e de forma mais esparsa nas demais áreas do estado.
Primavera
A primavera começou às 4h50 do dia 23 de setembro, no horário de Brasília, e segue até o dia 22 de dezembro. De acordo com a meteorologista do Climatempo, Graziella Gonçalves, o capixaba não terá mais muitos dias com temperaturas amenas.
O mês de outubro registrará temperaturas mais quentes em algumas regiões do Espírito Santo. A expectativa é de que o calor seja de 2 à 3° C acima da média durante a primavera. Os dados foram divulgados pelo Climatempo, que também destacou a menor frequência de chuvas com a chegada da nova estação.
“A dificuldade das frentes frias em avançar pela costa será um pouco maior neste período, mas não quer dizer que não vá acontecer. A previsão é de que o mês de outubro seja marcado por uma frequência bem menor de chuvas. Quando um temporal acontecer, será bem forte, mas a predominância será de calor no litoral capixaba”, explicou a metereologista.