Geral

Shoppings, comércio e bares de Vitória voltam a abrir sem restrições a partir desta quarta

Sendo o primeiro dia útil em que Vitória está em risco baixo, todo o comércio, incluindo bares, restaurantes e shoppings, está autorizado a funcionar normalmente, mantendo as restrições necessárias e os cuidados de higiene

Foto: Reprodução

Depois de um feriado prolongado, que englobou o Dia da Independência, na segunda-feira (07), e o Aniversário de Vitória, na terça (08), o comércio da capital volta a funcionar sem restrição de horários a partir desta quarta-feira (09). Isso porque, de acordo com o Mapa de Risco, em vigor nesta semana, o município passa a integrar a lista de cidades em Risco Baixo para a contaminação do novo coronavírus.

Sendo o primeiro dia útil em que Vitória está em risco baixo, todo o comércio, incluindo bares, restaurantes e shoppings, está autorizado a funcionar normalmente, mantendo as restrições necessárias e os cuidados de higiene.

Com as mudanças na classificação de risco, os shoppings desses municípios vão poder voltar ao horário de atendimento normal, isto é, do período anterior ao coronavírus, das 10h às 22h. Além disso, os centros comerciais vão poder funcionar aos domingos. Apesar da liberação, os estabelecimentos devem continuar limitando o número de clientes.

Os bares e restaurantes dessas cidades vão poder abrir nos horários normais. Mas, apesar da flexibilização, as medidas de segurança em relação ao coronavírus, como o uso de máscaras e distanciamento social, continuam obrigatórias.

O funcionamento das academias também sofre alterações nos municípios em Risco Baixo. Agora as atividades aeróbicas estão liberadas, assim como a prática de pilates e similares para a população acima dos 60 anos. 

Em Risco Baixo estão as cidades de Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória. 

Os municípios em risco moderado são: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.

Em Risco Alto, estão os municípios de São Mateus e Ibatiba.