Uma multidão de fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha se reuniu no Parque da Prainha, em Vila Velha, na tarde desta segunda-feira (28), para participar da missa de encerramento da Festa da Penha 2014. O representante do Papa Francisco no Brasil, o núncio apostólico Dom Giovanni d’Aniello, celebrou a missa junto aos representantes da Arquidiocese de Vitória e dos bispos capixabas.
Após nove dias de festa, o dia da padroeira do Estado foi comemorado com demonstrações de fé e emoção por aqueles que foram ao local pedir graças e agradecer às bênçãos alcançadas. Os fiéis agitaram bandeirinhas com as cores da bandeira capixaba, pedindo paz e fraternidade.
Uma homenagem em especial emocionou os devotos. Durante a missa, um grupo acendeu a pira do altar e desceu pela rampa central do palco passando o fogo para as velas dos fiéis. Outro momento tornou o festejo ainda mais inesquecível para o público. Conhecido no mundo inteiro por suas criações de magia ao ar livre, o artista italiano Valério Festi trouxe para o Espírito Santo, pela primeira vez, projeções de imagens, músicas e narrativas sobre a história da padroeira e do Convento da Penha.
Outras ações também foram preparadas para aqueles que estiveram presentes na festividade. O padre João Carlos Ribeiro animou os fieis com os seus sucessos e de outros compositores católicos, como padre Zezinho, e também outros hinos mais populares, como Roberto Carlos.
443 anos de história
A grandiosidade da Festa da Penha, com suas missas, romarias e shows, reúne fiéis de todo o Espírito Santo e de fora do Estado, que buscam no evento a renovação da fé. As festividades em homenagem à santa padroeira começaram ainda em 1571, dois anos após a chegada da primeira imagem de Nossa Senhora, vinda de Portugal por encomenda do Frei Palácios, fundador do Convento.