Geral

'A falta do cobrador não vai avançar o transporte coletivo', diz presidente do Sindirodoviários

A categoria é contra a implementação do serviço de cobrança apenas pelo cartão do bilhete único e teme demissões.

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES) convocou um novo ato de protesto contra a implementação de novos ônibus do Transcol que vão circular sem cobrador na Grande Vitória. Os novos coletivos só vão aceitar pagamento com o cartão do ‘Bilhete Único’.

Durante o protesto realizado na manhã desta segunda-feira (1), as lideranças do sindicato confirmaram que o novo ato vai acontecer na quarta-feira (3), às 15h30, na Avenida Vitória, mesmo ponto de onde partiu a passeata de hoje.

A categoria é contra a implementação do serviço de cobrança apenas pelo cartão do bilhete único e teme demissões.

De acordo com o presidente do Sindiroviários, José Carlos, o ato de hoje é o começo de uma série de ações que estão sendo programadas pelo sindicato. “Hoje está iniciando um movimento contra essa coisa ruim no transporte coletivo da Grande Vitória. Vamos começar fazendo várias ações com responsabilidade em prol desse trabalhador. Hoje é o começo de mostrar para os passageiro que a perda desse profissional é retroativa. O governador está com boa ação, mas a falta desse profissional não vai avançar o transporte coletivo”, explicou.

Passeata

Após duas horas de caminhada, os rodoviários chegaram ao Palácio Anchieta, no Centro da capital. Cerca de 200 ônibus, segundo o sindicato, seguiram em comboio atrás da passeata e formam uma imensa fila de coletivos.

O grupo de manifestantes saiu da Avenida Vitória, na altura da Faculdade Faesa e seguiu em caminhada até o Centro, passando por Jucutuquara, Curva do Saldanha e Av. Jerônimo Monteiro.