O nível do Rio Santa Maria da Vitória apresentou leve melhora nos últimos dias. No entanto, a situação ainda é considerada crítica. A vazão atual, segundo boletim divulgado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) nesta quinta-feira (20), é de 1.949 l/s. No último boletim, divulgado no dia (18), o volume era de 1.439 l/s. No entanto, para sair do estado crítico, o Rio Santa Maria precisa ultrapassar 3.800 l/s. Na quarta-feira (19), a redução brusca do nível Rio Santa Maria deixou vários bairros de Vitória e Serra, que não estavam na lista de racionamento, sem água.
Já a vazão do Rio Jucu continua a cair. Ele é o responsável pela maior parte do abastecimento no Espírito Santo, distribuindo água para 1,1 milhão de pessoas. De acordo com o documento, a vazão atual do rio é de 4.389 litros por segundo e para sair do estado crítico, ele precisa atingir 5.292 Na avaliação anterior, divulgada na terça-feira (18), o nível era de 5.100 l/s.
O nível do Rio Jucu começou a cair logo após a suspensão do racionamento de água em parte da Grande Vitória, no último dia 7.
>> Racionamento suspenso
A Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) suspendeu o rodízio no abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Jucu, no último dia 7 de outubro. A medida abrange os municípios de Vila Velha e Viana, além da região que compreende a Ilha de Vitória e parte do município de Cariacica.
No entanto, na área abastecida pelo Rio Santa Maria da Vitória o rodízio continua e a população precisa economizar. O Rio Santa Maria abastece a parte continental de Vitória até as pontes da Passagem e de Camburi, todo o município de Serra, parte de Cariacica, além de Praia Grande, em Fundão.
Veja: