Subiu para 15 o número de mortes por influenza no Espírito Santo. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), só nesta semana foram três casos a mais de morte.
O boletim indica que, até o momento, foram registrados 112 casos de síndrome respiratória aguda grave no Estado, sendo 43 casos por H3N2, com três mortes, 65 casos por influenza a (H1N1) com dez mortes, e quatro casos por influenza B com duas mortes.
O que é Gripe H1N1?
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
Prevenção
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) ressaltou a importância de medidas de proteção contra a supergripe, como lavar sempre as mãos com água e sabão; evitar colocar as mãos no rosto, em especial na boca e no nariz e, ao tossir ou respirar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel.