Geral

Sobe para 4 o número de mortes por suspeita de febre amarela no ES

O caso foi registrado em Itarana, na Região Serrana. Dois milhões de lotes da vacina já foram solicitados ao Ministério da Saúde

Foram pedidas dois milhões de doses da vacina Foto: Reprodução

A secretaria Estadual de Saúde informou na manhã desta sexta-feira (27) que subiu para quatro o número de mortes por suspeita de febre amarela. Além disso, dos 78 municípios do Espírito Santo, 60 receberão doses da vacina para a imunização contra a febre amarela. São mais 23 cidades incluídas na lista.

Ao todo, já foram solicitados mais dois milhões de doses da vacina. O último lote deve chegar até o início da próxima semana. A Sesa também confirmou que subiu para 35 o número de casos suspeitos. Nesses casos estão as quatro mortes que são investigadas. Duas foram em Ibatiba, uma em Pancas e a última em Itarana, na região Serrana.

Apesar de novos casos suspeitos terem surgido, o secretário Ricardo de Oliveira destacou que não é motivo para pânico e reforçou o pedido de se vacinar apenas aquelas pessoas que precisam de fato ir para locais de risco, como áreas silvestres, rurais ou de mata fechada.

A secretaria destacou também que a faixa litorânea não é considerada área de risco e por isso ainda não entrou na lista. Junto com o combate à febre amarela o governo tem outra preocupação: o estoque dos bancos de sangue. Isso porque quem toma a vacina só pode doar sangue depois de 30 dias.

Lista

 Os 23 municípios incluídos são: Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Fundão, Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Nova Venécia, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério, Vargem Alta, Marechal Floriano, Viana, Alfredo Chaves e João Neiva. 

Destes 23 locais, cinco já retiraram nesta quinta-feira (26), as vacinas para iniciar a vacinação cautelar: Alfredo Chaves, Marechal Floriano, João Neiva, Viana e Vargem Alta. 

Já faziam parte da lista os municípios de vacinação cautelar: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pancas, Afonso Cláudio, Ecoporanga, Colatina, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, São Roque do Canaã e São Gabriel da Palha.