Um sobrado histórico de 1875 que fica na Cidade Alta, em Vitória, será reaberto nesta sexta-feira (23) e no local funcionará a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Estado.
A reabertura do local contará com a presença da presidente do instituto Kátia Bogéa e de autoridades políticas. A inauguração contará com a abertura de uma exposição sobre a atuação do Iphan no Estado e o público poderá visitar a mostra durante o final de semana, nos dias 24 e 25 se setembro.
O projeto de restauração e adaptação do imóvel Sede do Iphan-ES buscou, além de preservar as características da casa, englobar as necessidades de adaptação ao novo uso institucional, compatível com suas características físicas e construtivas, ao mesmo tempo dotando a casa com as condições de segurança, conforto e acessibilidade exigidas pela legislação atual.
Desde o tombamento, em 1967, o Iphan reconheceu que o interior da edificação havia sido bastante alterado ao longo do tempo, de modo que o valor artístico do sobrado deveria ser procurado em sua fachada frontal.
O projeto atual optou por recompor a porta central, usando para isso o desenho das portas laterais. Também foram retirados o hidrômetro e os padrões elétricos e telefônicos instalados na fachada frontal, que foram relocados na calçada e dentro da edificação.
A fachada dos fundos também foi restaurada com a retirada de diversos elementos que a descaracterizavam, como as janelas no térreo e pavimento superior, o que possibilitou a abertura de duas portas para acesso à passarela. Foram mantidos e restaurados, no pavimento térreo, os pisos e forros em frisos de madeira. Um anexo com três pavimentos foi construído para abrigar o acervo arqueológico, a biblioteca e o arquivo Administrativo.