O trabalho da Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) em 2019 contribuiu para agilizar o acesso da população a serviços públicos. É o que consta no relatório de prestação de contas deste ano da empresa pública municipal.
Entre as ações de destaque está a criação do Portal do Aluno no sistema Educ@ci. A inovação permitiu que os pais e responsáveis pudessem solicitar matrícula e rematrícula dos alunos pela internet, além de proporcionar acesso a informações escolares como boletim, frequência, calendário acadêmico, grade curricular e horário das aulas.
Segundo a Dataci, foram solicitadas 15.692 rematrículas em 2019 por meio do Educ@ci, o que corresponde a 74% do total de rematrículas realizadas manualmente no ano anterior. Também houve 3.340 novas matrículas solicitadas em apenas cinco dias por meio da ferramenta.
Outro destaque é a ampliação e manutenção do sistema de agendamento online. Criada em 2018, a ferramenta permite marcar, pela internet, atendimentos de saúde, de confecção de carteira de identidade na Casa do Cidadão e serviços para os cidadãos e empreendedores na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa). Em 2019, foram registrados 34.383 agendamentos.
Novos portais
A Dataci também forneceu o suporte para o novo site oficial da Prefeitura de Cachoeiro, lançado em setembro. Com layout reformulado, o portal facilita a localização de informações relativas à administração municipal. Logo na página inicial, o cidadão pode encontrar serviços, notícias, agenda de eventos, diário oficial e galerias de fotos, vídeos e áudios, por meio de banners e ícones claros e acessíveis.
A companhia realizou, ainda, a instalação do novo portal da Guarda Civil Municipal (GCM), que permite acesso direto da população com a Ouvidoria da GCM; a reformulação da Agência Virtual, com documentos e informações importantes para cidadãos, empreendedores e contabilistas; e instalou ferramentas de pesquisa de satisfação em tablets, utilizados pela Ouvidoria Geral em eventos e equipamentos públicos para aferição da qualidade do atendimento.