Que sorrir é o melhor remédio, isso todo mundo já sabe! O que muitos não imaginam é que ter um sorriso bonito e saudável pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, se tornando o diferencial na hora de conquistar a tão desejada vaga de emprego.
Prova disso é o resultado da pesquisa realizada pela Faculdade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que consultou 200 recrutadores de Recursos Humanos e revelou que 67% deles não contratariam candidatos com os dentes mal posicionados.
O estudo pediu que os profissionais avaliassem imagens de pessoas com problemas dentários e, em seguida, analisassem as mesmas fotos com os dentes alinhados e brancos, após uma correção com um programa de computador. “Na medida certa, sorrir durante a entrevista pode transmitir entusiasmo e motivação, o que faz com que os recrutadores se sintam à vontade em imaginar a rotina da pessoa trabalhando na empresa”, afirmou o especialista em gestão de pessoas e carreira, Silmar Strubbe.
Para os que já estão no mercado de trabalho, a especialista ressalta ainda que ter os dentes bonitos também causa uma boa impressão para empregadores e para os clientes no dia a dia das empresas. “Um belo sorriso diz muito sobre sua personalidade e disposição para o trabalho. A razão disso é que pessoas que gostam de sorrir são mais receptivas, educadas, dispostas e influenciam positivamente o ambiente de trabalho”, disse Strubbe.
Cresce procura por tratamentos odontológicos
As técnicas para corrigir imperfeições nos sorrisos são as mais diversas. Entre as mais procuradas estão o aparelho ortodôntico, o clareamento e as requisitadas lentes de contato para dentes. De acordo com doutora Ana Cláudia Migliorini, mestre, doutoranda em ortodontia e diretora do Centro Odontológico Betel (COB), a procura por procedimentos estéticos tem aumentado nos últimos dois anos. “Hoje, o tratamento estético aqui no Centro Odontológico Betel representa 90% de nossos atendimentos. Todo mundo quer ter um sorriso bonito, porque isso gera impacto no dia a dia. A estética é uma preocupação muito maior, hoje, se comparado há alguns anos”, explicou a dentista.
A orientação da profissional é que, além das escovações após as refeições, sejam feitas visitas ao consultório odontológico a cada seis meses – ou quando sentir algum desconforto nos dentes. “Em muitos casos, os pacientes não acham que esses cuidados sejam suficientes e buscam outros métodos para a correção dos dentes. Com isso, a procura por procedimentos estéticos tem aumentado diariamente nos consultórios” ressalta a Doutora Ana Cláudia Migliorini. E completou: “Uma dentição saudável deixa o paciente mais satisfeito e com a autoestima elevada. Assim ele consegue sorrir e manter a autoconfiança, o que pode ajudar, e muito, em uma entrevista de emprego”.