Durante o ano letivo de 2018, a Escola Municipal Jardim Camargo promoveu a autonomia de alguns alunos em relação à higiene pessoal. Entre os meses de julho a setembro, mais de 30 alunos passaram pelo processo de conscientização em um banheiro em miniatura, construído em uma das salas da escola.
A sala, inclusive, foi usada como palco para as atividades do projeto desenvolvido. Ali, foram montados brinquedos e alunos de seis meses a menores de quatro anos puderam cuidar da própria higiene. Assim, eles puderam experienciar os cuidados com o corpo, ensinados dentro de casa e reforçados na escola.
O objetivo da iniciativa era enfatizar atitudes como lavar as mãos e escovar os dentes, atividades que as crianças da faixa etária selecionada podem fazer sozinhos. As ações realizadas na escola foram adaptadas para bebês e crianças, e contou com a ajuda da família para o desenvolvimento do projeto.
Com as brincadeiras, os alunos puderam reconhecer objetos, produtos e práticas de higienização. Na sala de aula, os professores conseguiram perceber, também, que os alunos melhoraram a comunicação e a fala deles com a participação no projeto.
“Este projeto demonstra como a educação tem o poder de transformação. Nada disso seria possível sem a participação das famílias e dos profissionais da escola”, afirma o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Fábio Altoé.
Durante o projeto, que foi um grande sucesso, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante disponibilizou para a Escola Municipal Jardim Camargo nutricionista e enfermeira para realizar palestras e dar orientações para a escola, alunos e familiares. As dicas foram sobre alimentação e saúde.
Cuidados na horta
Em setembro, o projeto de promover autonomia das crianças em relação à higiene pessoal foi encerrado e recebeu a atenção das famílias. O Dia da Família na Escola trouxe pais e responsáveis como convidados e eles puderam participar ainda mais do projeto.
Durante o Dia da Família, as crianças se apresentaram, cantando algumas canções selecionadas e ensaiadas, e todos puderam experienciar um momento com brincadeiras. Os presentes receber um lanche saudável baseado no calendário escolar e nas dicas da nutricionista.
As dicas, inclusive, foram disponibilizadas em um livreto da escola. Você pode conferir as receitas oferecidas clicando aqui.