Geral

SOS Comércio: comerciantes de Vitória terão botão do pânico virtual

Segundo a prefeitura, os comerciantes vão poder acionar os agentes da Guarda Municipal de Vitória imediatamente após um assalto

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

A Prefeitura de Vitória lançou e iniciou nesta segunda-feira (30), os testes do projeto SOS Comércio, um botão do pânico virtual. Com a ferramenta, os comerciantes podem acionar os agentes da Guarda Municipal de Vitória imediatamente após um assalto.

O sistema será realizado por meio de um aplicativo de celular. Nele, o comerciante terá ligação direta com a Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Semsu. Os locais integrados com o SOS Comércio serão identificados com um adesivo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Vitória, assim que o botão virtual é pressionado, a Central Integrada recebe um alerta e investiga a situação. Com isso, será enviada uma viatura mais próxima da Guarda.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A orientação é que o SOS Comércio seja utilizado durante ou logo em seguida a uma situação criminosa no interior do estabelecimento.

O proprietário também deve disponibilizar à Central de Monitorando o acesso às imagens de pelo menos uma das câmeras de segurança do estabelecimento. Os agentes da Central de Monitoramento só poderão conferir as imagens das câmeras dos lojistas caso o botão seja acionado.

“Projeto está em fase experimental”

Segundo a Prefeitura de Vitória, o projeto está na fase experimental. Durante 90 dias, serão feitas adequações mediantes os atendimentos. 

Inicialmente, o projeto funcionará em 25 comércios de ramos e bairros diferentes, listados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Secretaria de Governo. São pontos que já foram alvo de furto ou roubo.

LEIA TAMBÉM: Rotatória do Ó terá centro cultural com teatro, escola de artes e até heliponto