Depois de cinco anos do início das obras, a Prefeitura de Vitória concluiu a construção do reservatório subterrâneo para captar a água da chuva e escoá-la aos poucos, evitando assim o alagamento de vários pontos da capital capixaba. O empreendimento, que custou R$ 120 milhões, beneficiará 77 mil moradores em 17 bairros.
O sistema é totalmente informatizado. A água da chuva captada pelos bueiros entra por comportas e passa por 2,5 mil metros de galerias até chegar a dois reservatórios, localizados no subsolo do estacionamento do Horto de Maruípe. Cada um desses locais têm capacidade para armazenar 12,5 milhões de litros de água. Quando um espaço está cheio, as comportas são abertas automaticamente para a água encher outro espaço e assim não alagar a rua.
A ideia é manter a água represada e soltar aos poucos para não inundar canais e ruas, evitando alagamentos em pontos já conhecidos em Vitória. Mas a população precisa colaborar. O sistema não funciona, por exemplo, com os bueiros entupidos de lixo.
Para o novo ano
A Secretaria de Obras dará continuidade ao programa de melhorias na drenagem das chuvas na capital. Os projetos executivos para a realização de obras nas bacias de drenagem Paulino Müller, Santo Antônio, Praia do Canto, João Santos Filho, Maria de Lourdes Garcia, dom Bosco e Bento Ferreira serão concluídos em 2016.