O conceito de Governo Digital deve chegar ao Espírito Santo em breve. Em agosto de 2024, a previsão é de que todos os cidadãos capixabas tenham, na palma da mão, acesso a mais de 500 serviços em um único site e em um aplicativo, chamado de “superapp”. Será um novo portal do governo estadual.
Por meio da nova proposta, as funcionalidades que, geralmente, acontecem de forma presencial, serão feitas também de forma on-line, o que deve desafogar de 60% e 80%o atendimento nas instituições do governo, segundo a estimativa da Secretaria Estadual de Governo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Para a mudança, foi feito um acordo com o Banco Mundial e um financiamento de R$ 35 milhões ao longo de sete anos.
Em entrevista ao Folha Vitória, o coordenador Estadual de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Victor Murad, informou que a falta de uma identidade nos sites pode gerar confusão na hora de acessar os serviços e muitos não conseguem encontrar o que precisa.
“Nós não temos uma identidade visual hoje. Cada site é de um jeito. Se quiser realizar algum serviço pelo Detran, é de uma forma. Agora, no site da Secretaria de Educação, é de outra. A gente vai acabar com isso. Cada cidadão terá a sua conta, o seu perfil, em que poderá configurar da forma que achar necessário, com os serviços que mais utiliza”, conta.
LEIA TAMBÉM: Recesso de 17 dias: Justiça do ES funcionará em regime de plantão
“Cardápio de serviços”, usuário poderá ter remédios da Farmácia Cidadã entregues em casa
O novo portal vai reunir 580 serviços, como registrar empresa à Junta Comercial, registar veículos, pagar IPVA, acompanhar notas escolares e agendar vacinação.
“Por exemplo, na Farmácia Cidadã, tem que ir presencialmente fazer o cadastro, ligar toda vez para ver se o medicamento chegou e depois ir buscar. Com o novo site, o cidadão vai fazer o cadastro, mandar todos os documentos e, então, terá a lista dos remédios. O aviso será feito pelo aplicativo. O usuário pode decidir se vai buscar ou se deseja receber em casa. É um cardápio de serviços”, afirma o coordenador.
Ainda de acordo com o coordenador, será possível realizar visita a detentos de forma on-line, por meio de videoconferência.
E a segurança?
A ideia é que cada cidadão tenha um perfil autenticado no site e, para que isso aconteça, é necessário que o usuário forneça informações pessoais. Com esse perfil, por meio de inteligência artificial, o portal poderá oferecer os serviços para cada pessoa com base nas informações concedidas. O cidadão poderá também configurar de acordo com as funções que mais utiliza.
LEIA TAMBÉM: Celular Seguro: como funciona o app que bloqueia aparelho após roubo?
Para assegurar que os dados não sejam vazados, o Governo do Estado informou que a segurança do site e do app que serão lançados será a mesma utilizada por bancos do sistema financeiro. No entanto, para aqueles que não estejam seguros de fazer parte do governo digital, os serviços presenciais permanecerão.
“A sociedade já é digital. O cidadão está acostumado com a vida a dois cliques. Temos 58 sites do governo, é inviável que exista um aplicativo para cada site. Não é funcional. Será um portal só, um aplicativo só, para o cidadão. É o conceito de Governo Digital”, explica.