A “Superlua-de-morango”, como foi apelidada, já pode ser vista em todo o Brasil. O evento começou às 18h desta terça-feira (14).
O fenômeno acontece quando a lua cheia ou a lua nova coincidem com o momento em que o astro está mais próximo da Terra. Quando isso ocorre, a lua pode parecer maior e brilhante.
Esta eventualidade acontece de duas a três vezes no ano. Segundo pesquisadores, neste ano acontece em junho e julho. Depois, somente em 2023.
O fato está previsto para durar até as 6h de quarta-feira (15). O recomendável é observar durante a primeira hora após o nascimento, pois a lua pode mostrar variações de tonalidade amarelada, alaranjada ou avermelhada.
LEIA TAMBÉM: >> ‘Lua de Sangue’: veja fotos do eclipse lunar total no ES
Outro fenômeno parecido pôde ser acompanhado pelos Capixabas no mês de maio
O evento astronômico, que aconteceu no ultimo dia (15) de maio e a madrugada da segunda (16), pôde ser visto em toda América Latina, inclusive no Espírito Santo.
Segundo o Gaturamo – Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Estado capixaba está na região de condições astronômicas ideais para a visibilidade completa do evento — mas são as condições meteorológicas que vão, de fato, definir quem no país poderá apreciar o evento dependerá de cada região.
LEIA TAMBÉM: >> Maior da década: eclipse lunar total poderá ser visto no ES. Veja a data e horário!
O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra parcial ou integralmente sobre o seu satélite natural.