Geral

Superlua dos Cervos: fenômeno embeleza o céu do Espírito Santo

O fenômeno gera a sensação de ver a lua maior e mais brilhante

Foto: Vanda Lopes

E ela “deu o nome”! A maior superlua do ano encantou os capixabas e brilhou linda no céu do Espírito Santo e de todo o Brasil desde o fim da tarde desta quarta-feira (13). O fenômeno é conhecido como “Superlua dos Cervos”, e gera a sensação de ver a lua maior e mais brilhante. Veja o vídeo:

Entenda o fenômeno

A equação astronômica vai permitir que as pessoas consigam visualizar, de forma aparente, a superlua 16% mais brilhante e 6% maior em comparação com as luas cheias convencionais, segundo o site Space.com

O coordenador do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rodolfo Langhi, explica que uma superlua acontece quando a Lua está em sua fase cheia ao mesmo tempo em que atinge a menor distância em relação à Terra.

“Ao longo de sua órbita de aproximadamente 27 dias em volta da Terra, a Lua muda de fase todo dia. A Lua cheia pode ocorrer em qualquer momento dentro deste período, mas quando a Lua fica cheia perto do perigeu lunar, ponto mais próximo da Terra, damos o nome astronômico de ‘Lua Cheia de Perigeu’, mais conhecido popularmente como superlua”, explica o especialista.

Isso ocorre, segundo ele, porque a órbita lunar não é perfeitamente circular, mas ligeiramente oval, traçando um caminho chamado de elipse. Assim, a distância da Lua à Terra varia entre 406,7 mil km e 356,5 mil km. Durante esta trajetória, ela pode ficar mais distante do planeta – ao que chamamos de apogeu –, ou mais próxima da Terra, que é o perigeu.

Para ver o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento específico, basta olhar para a Lua a olho nu. Mas, a dica do astrônomo é, caso tenha um binóculo ou telescópio em casa, vale a pena apontar para ela e arriscar algumas belas fotos com a câmera do seu celular na lente ocular dos instrumentos.

Laís Magesky, editora de distribuição de redes sociais
Laís Magesky

Editora de Distribuição de Conteúdo

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.