Pesquisadores e arqueólogos acreditam terem encontrado as ruínas da “Arca de Noé”, embarcação citada na Bíblia. Os destroços estão localizados na Turquia e possuem materiais de mais de 5 mil anos atrás, mesma época que teria acontecido o dilúvio.
As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Post. Segundo o relato, as ruínas investigadas estão muito próximas à fronteira entre a Turquia e o Irã, com menos de 3 km de distância, em Doğubayazıt, Ağrı.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Além disso, a região é localizada a cerca de 29 km ao Sul do Monte Ararat. De acordo com o livro de Gênesis, a arca teria ficado por uns dias no cume deste monte.
Grupos de pesquisa
No momento, os arqueólogos do projeto Noah’s Ark Scans estudam a possibilidade da formação geológica em Ağrı ter sido ocasionada pelos destroços da embarcação. Em uma publicação no site de pesquisa, os organizadores relataram as suspeitas.
“Talvez o mais convincente seja o fato de que o comprimento da formação Durupinar se alinha perfeitamente com as dimensões da arca descritas em Gênesis 6:15 da Bíblia”.
Em 2021 a “Equipe de Pesquisa do Monte Ararat e da Arca de Noé” iniciou os estudos por meio de uma parceria entre três universidades turcas e norte-americanas.
Segundo o jornal turco Hürriyet, a pesquisa tinha como objetivo explorar as formações geológicas da região e revelar descobertas sobre a história antiga.
Em outubro de 2023, mais de 20 amostras de área, entre rochas e partes do solo, foram recolhidas para análise na Universidade Técnica de Istambul. Segundo os pesquisadores, “materiais argilosos, materiais marinhos e frutos-do-mar” datados de 5.500 e 3 mil anos antes de Cristo puderam ser estudados.
Formação encontrada por fazendeiro
Ainda conforme relatado pelo jornal, a formação geográfica de cerca de 163 metros já havia sido descoberta em 1948, por um fazendeiro do Curdistão.
Na sequência, segundo os pesquisadores, o exército da Turquia encontrou a região no ano de 1951, enquanto mapeava a área sob missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Avanços significativos
O relato da “Arca de Noé” encontrado no livro sagrado é de extrema significância para a religião cristã, bem como para o judaísmo e o islamismo. Os avanços nos estudos arqueológicos representam uma oportunidade de junção da história antiga com as pesquisas científicas.
Veja vídeo: