Geral

Tanqueiros paralisam atividades no ES e afetam abastecimento nos postos

A manifestação aconteceu em Cariacica, no pátio da Asstanque, de onde os veículos não saíram enquanto o acordo não foi finalizado

Foto: Reprodução/Asstanque-ES

Motoristas de caminhões-tanque da empresa Oiltank realizaram uma paralisação nesta segunda-feira (6), por conta disso, alguns postos de gasolina na Grande Vitória foram afetados e ficaram com baixo estoque ou sem combustível durante o dia. 

O abastecimento foi retomado após acordo entre manifestantes, usinas de abastecimento e transportadoras. A paralisação foi finalizada por volta de 16h. 

De acordo com José Alves de Oliveira Júnior, presidente da Associacao das Empresas Transportadoras de Combustiveis e Derivados do Petroleo do Estado do Espirito Santo (Asstanque-ES), a manifestação foi motivada por problemas entre motoristas e transportadoras, além de usinas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A manifestação aconteceu em Cariacica, no pátio da Asstanque, de onde os veículos não saíram enquanto o acordo não foi finalizado, segundo Alves. 

“Estávamos tendo problemas com descarga. O carro vai para a usina, é monitorado o tempo todo, carrega o combustível. Quando chega no terminal, fazem a pesagem e está faltando 200, 300 litros do produto. Com isso, a distribuidora cobra da transportadora, que cobra do motorista o reembolso. Fizemos a manifestação para ver onde está o problema, se no percurso, no trânsito ou com a distribuidora”, disse. 

Além disso, a categoria também reivindicava atenção a outros temas, como melhora nos horários e unificação dos portais das companhias. Os motoristas também pediam mais auxílio das transportadoras, para que as descargas pudessem ser feitas nos horários agendados. 

Segundo Alves, a manifestação foi pacífica e foi encerrada após acordo entre as partes. Segundo ele, as distribuidoras e transportadoras concordaram em não cobrar a falta. 

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Espírito Santo (Sindipostos-ES) informou que alguns postos foram afetados de forma pontual durante a paralisação. 

“Registramos interrupção do abastecimento vindo da base Oiltanking na manhã e início da tarde desta segunda. O abastecimento reiniciou às 16h”, informou o Sindipostos, por nota. 

Veja vídeo:

Leia Também: Caminhão frigorífico carregado de carne capota e deixa três feridos no ES