Geral

Taxa de iluminação pública não vai ser cobrada nas próximas contas de energia

Medida vale por três meses

Foto: internet
Moradores vão ficar isentos da taxa a partir do próximo mês.

Nos próximos meses, a conta de energia elétrica de muitos moradores de Linhares, no Norte do Espírito Santo, deve chegar com valores mais baixos. É que a isenção da taxa de iluminação pública começa a valer para as faturas a partir do mês de maio.

O projeto de isenção é da Prefeitura de Linhares e foi aprovado pela Câmara de Vereadores no início do mês. A isenção vale para as próximas três contas.

De acordo com o município, alguns usuários podem receber a fatura do mês que vem com a cobrança da taxa por causa da rotina de leitura feita pela concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade.

40 mil consumidores de Linhares vão ser beneficiados. A medida foi tomada por causa do novo coronavírus. Com a recomendação de isolamento social, muitas pessoas têm ficado em casa, o que pode resultar em contas mais caras.

De acordo com o projeto, vão estar isentos do pagamento da taxa, cobrada todos os meses na conta de luz, moradores de baixa renda, que consumam de 101 kWh/mês até 181 kWh/mês, e aqueles que moram em residenciais, desde que consumam de 101 kWh/mês a 300kWh/mês. Demais classes, como comércio e serviços, até 150 kWh/mês de consumo. As residências com consumo entre 0 e 100 kWh/mês já são isentas da taxa.