O Espírito Santo manteve, nesta quinta-feira (16), uma taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes infectados com o novo coronavírus abaixo dos 80%. De acordo com dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizado às 15 horas desta quinta, o atual índice de ocupação no estado é de 78,27%.
Dos 704 leitos de terapia intensiva que o governo do Estado abriu para atender pacientes com a doença, 551 estão sendo utilizados. Na quarta-feira (15), a taxa de ocupação de leitos de UTI no Espírito Santo era praticamente a mesma: 78,13%.
Até o início da semana, o estado tinha mais de 80% dos seus leitos de terapia intensiva ocupados. A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 é um dos fatores considerados pela matriz de risco do governo do Estado para classificar os municípios capixabas como de risco leve, moderado, alto ou extremo. Segundo o governo, caso a taxa em todo o estado chegue a 91%, medidas mais restritivas deverão ser adotadas para promover o isolamento social.
Regiões
Na Grande Vitória, o índice de ocupação de leitos de UTI é de 83,54%, o maior entre todas as regiões do estado. Dos 14 hospitais da região metropolitana que contam com unidades de terapia intensiva, cinco já atingiram sua capacidade máxima. São eles: Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Madre Regina Protman, Hospital São Camilo, Santa Casa de Misericórdia de Vitória e o Vila Velha Hospital.
Já no interior do estado, todos os hospitais dispõem de vagas em UTI’s. A taxa de ocupação desse tipo de leito é de 75,64% no norte, 72,73% na região central e de 56,25% no sul do estado.
Com relação aos leitos de enfermaria exclusivos para covid-19, o índice de ocupação em todo o estado é de 69,49%. Das 767 vagas existentes, 533 foram preenchidas. Somando os leitos de UTI e de enfermaria para o tratamento da doença, o Espírito Santo dispõe de 1.471 vagas, sendo que 1.084 estão ocupadas — uma taxa de 73,69%.